Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12912Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Fernandes, Alexsandro Marcelino | - |
| dc.date.accessioned | 2019-01-11T21:19:25Z | - |
| dc.date.available | 2019-01-11 | - |
| dc.date.available | 2019-01-11T21:19:25Z | - |
| dc.date.issued | 2017-08-31 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12912 | - |
| dc.description.abstract | Considering the advance of digital technologies in the educational environment, Learning Objects (LO) have become an important element in the teaching learning process. LO is understood as being any digital resource which can support learning. In relation to the distance education (DE), this technology assumes an even more relevant role, since it uses the technological resources to transmit knowledge. This work aims to propose a model for the development of easy dealing Learning Objects by teachers and instructors, through the system and mechanics of Role Playing Game-RPG Solo Adventure. The proposed model was created according to Skinner learning theories (1972) and Lévy (1993) with respect to the information rescue from the stimuli with the association of images, sounds, keywords, as well as Hayashi (2003) and Siqueira (2011), regarding content assimilation and decision-making capacity. The validation of the proposed model pointed out, based on data analysis, which the Ypostírixi had a positive acceptance by the participating teachers, revealing itself as a model of relevant support to the teaching learning process. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Flávia Sena da Silva (flaviasena.s@gmail.com) on 2019-01-11T21:19:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 6552676 bytes, checksum: dfe20aeb7b9f784c47011932b5581ba2 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-01-11T21:19:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 6552676 bytes, checksum: dfe20aeb7b9f784c47011932b5581ba2 (MD5) Previous issue date: 2017-08-31 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Objetos de aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | RPG | pt_BR |
| dc.subject | Aventura solo | pt_BR |
| dc.subject | Learning object | pt_BR |
| dc.subject | Solo adventure | pt_BR |
| dc.title | Ypostírixi: modelo de apoio baseado em RPG aventura solo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Siebra, Clauirton de Albuquerque | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7707799028683443 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7149478470923490 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Considerando o avanço das tecnologias digitais no meio educacional, os Objetos de Aprendizagem (OA) se tornaram um elemento importante no processo de ensino aprendizagem. O OA é compreendido como sendo qualquer recurso digital que possa apoiar a aprendizagem. No que se refere à educação a distância (EaD), essa tecnologia assume um papel ainda mais relevante, uma vez que se utiliza dos recursos tecnológicos para transmitir o conhecimento. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem de fácil utilização por professores e instrutores, através do sistema e da mecânica do Role Playing Game-RPG Aventura Solo. O modelo proposto foi criado de acordo com as teorias de aprendizagem de Skinner (1972) e Lévy (1993) no que se refere ao resgate das informações proveniente dos estímulos com a associação de imagens, sons, palavras-chaves, assim como Hayashi (2003) e Siqueira (2011), com relação a assimilação de conteúdos e a capacidade de decisão. A validação do modelo proposto apontou, a partir da análise dos dados obtidos, que o Ypostírixi teve uma aceitação positiva pelos professores participantes revelando-se como um modelo de apoio relevante no auxílio ao processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Informática | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Informática | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Arquivototal.pdf | Arquivo total | 6,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
