Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12912
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Alexsandro Marcelino-
dc.date.accessioned2019-01-11T21:19:25Z-
dc.date.available2019-01-11-
dc.date.available2019-01-11T21:19:25Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12912-
dc.description.abstractConsidering the advance of digital technologies in the educational environment, Learning Objects (LO) have become an important element in the teaching learning process. LO is understood as being any digital resource which can support learning. In relation to the distance education (DE), this technology assumes an even more relevant role, since it uses the technological resources to transmit knowledge. This work aims to propose a model for the development of easy dealing Learning Objects by teachers and instructors, through the system and mechanics of Role Playing Game-RPG Solo Adventure. The proposed model was created according to Skinner learning theories (1972) and Lévy (1993) with respect to the information rescue from the stimuli with the association of images, sounds, keywords, as well as Hayashi (2003) and Siqueira (2011), regarding content assimilation and decision-making capacity. The validation of the proposed model pointed out, based on data analysis, which the Ypostírixi had a positive acceptance by the participating teachers, revealing itself as a model of relevant support to the teaching learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Sena da Silva (flaviasena.s@gmail.com) on 2019-01-11T21:19:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 6552676 bytes, checksum: dfe20aeb7b9f784c47011932b5581ba2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-11T21:19:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 6552676 bytes, checksum: dfe20aeb7b9f784c47011932b5581ba2 (MD5) Previous issue date: 2017-08-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectRPGpt_BR
dc.subjectAventura solopt_BR
dc.subjectLearning objectpt_BR
dc.subjectSolo adventurept_BR
dc.titleYpostírixi: modelo de apoio baseado em RPG aventura solo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Siebra, Clauirton de Albuquerque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7707799028683443pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7149478470923490pt_BR
dc.description.resumoConsiderando o avanço das tecnologias digitais no meio educacional, os Objetos de Aprendizagem (OA) se tornaram um elemento importante no processo de ensino aprendizagem. O OA é compreendido como sendo qualquer recurso digital que possa apoiar a aprendizagem. No que se refere à educação a distância (EaD), essa tecnologia assume um papel ainda mais relevante, uma vez que se utiliza dos recursos tecnológicos para transmitir o conhecimento. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem de fácil utilização por professores e instrutores, através do sistema e da mecânica do Role Playing Game-RPG Aventura Solo. O modelo proposto foi criado de acordo com as teorias de aprendizagem de Skinner (1972) e Lévy (1993) no que se refere ao resgate das informações proveniente dos estímulos com a associação de imagens, sons, palavras-chaves, assim como Hayashi (2003) e Siqueira (2011), com relação a assimilação de conteúdos e a capacidade de decisão. A validação do modelo proposto apontou, a partir da análise dos dados obtidos, que o Ypostírixi teve uma aceitação positiva pelos professores participantes revelando-se como um modelo de apoio relevante no auxílio ao processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total6,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons