Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12932
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães Filho, Aluizio Cavalcanti-
dc.date.accessioned2019-01-14T21:21:33Z-
dc.date.available2019-01-14-
dc.date.available2019-01-14T21:21:33Z-
dc.date.issued2017-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12932-
dc.description.abstractThe present work, based on multi and interdisciplinarity, consists of setting up a set of theoretical, technical and technological artifices, aiming to increase the view of the spectator of the cyberatre. From this conformation, the intention is to enable new looks, scenic, poetic and narrative constructions, thus composing new strategies that facilitate immersiveness to the spectator of cyberatre, cyberformance and other arts of the scene in cyberspace. Based on observations, experiments and bibliographical research, the possibility of a solution mixing the concept of cyborg with principles of cinematographic photography and, by means of this, creating Optical Cyborgs that function as interface instruments for the spectator in his relation with the actions that take place on the scene. For this work to be effectively put into practice, we created a software [Personal Switcher] that facilitates the interaction of the cyberspecter with the work, elevating it to the condition of interactor and producizador. It seeks to understand the extent to which this scenario can contribute to the emergence of new narrative and aesthetic resources, as well as other conditions of immersiveness, aimed at the cyber theater as well as other arts of the scene in cyberspace.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-01-14T21:21:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3987462 bytes, checksum: 1342124cc88ca893aaf3821ded61b285 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-14T21:21:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3987462 bytes, checksum: 1342124cc88ca893aaf3821ded61b285 (MD5) Previous issue date: 2017-12-11en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiberteatropt_BR
dc.subjectCiberformancept_BR
dc.subjectImersividadept_BR
dc.subjectCiborguept_BR
dc.subjectProdutilizadorpt_BR
dc.subjectCybertheaterpt_BR
dc.subjectCiberformancept_BR
dc.subjectImmersivitypt_BR
dc.subjectCyborgpt_BR
dc.subjectProducerpt_BR
dc.titleSubjetividade e representação: o olhar mediado no ciberteatropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Ed porto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0098763826166873pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pereira, José Amâncio Tonezzi Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0922819436222299pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, fundamentado na multi e interdisciplinaridade, consiste em configurar um conjunto de artifícios teóricos, técnicos e tecnológicos, visando incrementar o olhar do espectador do Ciberteatro. A partir desta conformação, o intuito é possibilitar novos olhares, construções cênicas, poéticas e narrativas, compondo assim estratégias inovadoras que facilitem a imersividade ao espectador do Ciberteatro, da ciberformance e de outras artes da cena no ciberespaço. A partir de observações, experimentações e pesquisa bibliográfica, discute-se a possibilidade de uma solução mesclando o conceito de ciborgue com princípios da fotografia cinematográfica e, com isto, criando Ciborgues Ópticos que funcionem como instrumentos de interface para o espectador em sua relação para com as ações que se dão em cena. Para que este trabalho fosse efetivamente colocado em prática, criamos um sistema (Personal Switcher) que facilitou a interação do ciberespectador com a obra, elevando-o a condição de interator e produtilizador. Busca-se perceber até que ponto este cenário pode colaborar para o surgimento de diferentes recursos narrativos e estéticos, assim como outras condições de imersividade, voltados ao Ciberteatro e a outras artes da cena no ciberespaço.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total3,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons