Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12970Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Willat, Maria Alexandra | - |
| dc.date.accessioned | 2019-01-16T20:10:03Z | - |
| dc.date.available | 2019-01-16 | - |
| dc.date.available | 2019-01-16T20:10:03Z | - |
| dc.date.issued | 2018-02-28 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12970 | - |
| dc.description.abstract | The promotion of the improvement of the quality of higher education is one of the purposes of the National System of Evaluation of Higher Education. Based on this premise, the present research aimed to analyze how the Graduation Courses Evaluation (ACG) is used as an instrument to make decisions for the improvement of undergraduate education in the UFPB. We opted for an exploratory research supported by documentary and bibliographical research and field research, conducted by semi-structured interviews. The time cut is from the management that began in 2012 until 2017, with the reappointment of the current Rector in 2016. The data were analyzed from the conceptual dimension of evaluation, of the institutional dimension; and the political dimension. The results of the analysis of the collected data revealed that the majority of the interviewees understood that the results from the ACG are a source of information about the strengths and weaknesses of the courses and should be used for policy making and institutional decision making by academic and institutional managers. It was still possible to identify that the current sector responsible for the improvement of undergraduate education needs to be regulated and establish its identity in order to become a strategic sector for the improvement of undergraduate education in the UFPB. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-01-16T20:10:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1177692 bytes, checksum: 8aace58209a3b485d46d463a5d0faaf6 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-01-16T20:10:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1177692 bytes, checksum: 8aace58209a3b485d46d463a5d0faaf6 (MD5) Previous issue date: 2018-02-28 | en |
| dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Avaliação dos cursos de graduação | pt_BR |
| dc.subject | Qualidade na educação superior | pt_BR |
| dc.subject | Regulação | pt_BR |
| dc.subject | Evaluation of undergraduate courses | pt_BR |
| dc.subject | Quality in higher education | pt_BR |
| dc.subject | Regulation | pt_BR |
| dc.title | Avaliação de cursos de graduação na Universidade Federal da Paraíba como instrumento para melhoria do ensino | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Soares, Swamy de Paula Lima | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4965245681713092 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9643254564263919 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A promoção da melhoria na qualidade da educação superior é uma das finalidades do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Partindo dessa premissa, a presente pesquisa se propôs analisar o modo como a Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG) é utilizada como instrumento na tomada de decisões com vistas à melhoria do ensino da graduação na UFPB. Optamos por uma pesquisa exploratória amparada na pesquisa documental e bibliográfica e de pesquisa de campo, realizada por meio entrevistas semiestruturadas. O recorte temporal abrangeu a gestão 2012 – 2017, cuja recondução ocorreu em 2016. Os dados foram analisados a partir da dimensão conceitual de avaliação, da dimensão institucional, e da dimensão política. O resultado da análise dos dados coletados revelou que a maioria dos entrevistados entende que os resultados decorrentes da ACG são fonte de informação acerca das forças e fraquezas dos cursos, devendo ser utilizados na formulação de políticas e tomada de decisões institucionais pelos gestores acadêmicos e institucionais. Ainda, foi possível identificar que o atual setor responsável pela melhoria do ensino da graduação necessita ser regulamentado e estabelecer sua identidade, a fim de tornar-se um setor estratégico para a melhoria do ensino da graduação na UFPB. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Arquivototal.pdf | Arquivo total | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
