Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWillat, Maria Alexandra-
dc.date.accessioned2019-01-16T20:10:03Z-
dc.date.available2019-01-16-
dc.date.available2019-01-16T20:10:03Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12970-
dc.description.abstractThe promotion of the improvement of the quality of higher education is one of the purposes of the National System of Evaluation of Higher Education. Based on this premise, the present research aimed to analyze how the Graduation Courses Evaluation (ACG) is used as an instrument to make decisions for the improvement of undergraduate education in the UFPB. We opted for an exploratory research supported by documentary and bibliographical research and field research, conducted by semi-structured interviews. The time cut is from the management that began in 2012 until 2017, with the reappointment of the current Rector in 2016. The data were analyzed from the conceptual dimension of evaluation, of the institutional dimension; and the political dimension. The results of the analysis of the collected data revealed that the majority of the interviewees understood that the results from the ACG are a source of information about the strengths and weaknesses of the courses and should be used for policy making and institutional decision making by academic and institutional managers. It was still possible to identify that the current sector responsible for the improvement of undergraduate education needs to be regulated and establish its identity in order to become a strategic sector for the improvement of undergraduate education in the UFPB.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-01-16T20:10:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1177692 bytes, checksum: 8aace58209a3b485d46d463a5d0faaf6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-16T20:10:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1177692 bytes, checksum: 8aace58209a3b485d46d463a5d0faaf6 (MD5) Previous issue date: 2018-02-28en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação dos cursos de graduaçãopt_BR
dc.subjectQualidade na educação superiorpt_BR
dc.subjectRegulaçãopt_BR
dc.subjectEvaluation of undergraduate coursespt_BR
dc.subjectQuality in higher educationpt_BR
dc.subjectRegulationpt_BR
dc.titleAvaliação de cursos de graduação na Universidade Federal da Paraíba como instrumento para melhoria do ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Swamy de Paula Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4965245681713092pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9643254564263919pt_BR
dc.description.resumoA promoção da melhoria na qualidade da educação superior é uma das finalidades do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Partindo dessa premissa, a presente pesquisa se propôs analisar o modo como a Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG) é utilizada como instrumento na tomada de decisões com vistas à melhoria do ensino da graduação na UFPB. Optamos por uma pesquisa exploratória amparada na pesquisa documental e bibliográfica e de pesquisa de campo, realizada por meio entrevistas semiestruturadas. O recorte temporal abrangeu a gestão 2012 – 2017, cuja recondução ocorreu em 2016. Os dados foram analisados a partir da dimensão conceitual de avaliação, da dimensão institucional, e da dimensão política. O resultado da análise dos dados coletados revelou que a maioria dos entrevistados entende que os resultados decorrentes da ACG são fonte de informação acerca das forças e fraquezas dos cursos, devendo ser utilizados na formulação de políticas e tomada de decisões institucionais pelos gestores acadêmicos e institucionais. Ainda, foi possível identificar que o atual setor responsável pela melhoria do ensino da graduação necessita ser regulamentado e estabelecer sua identidade, a fim de tornar-se um setor estratégico para a melhoria do ensino da graduação na UFPB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons