Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12974
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Heranir Fernandes de-
dc.date.accessioned2019-01-16T20:20:12Z-
dc.date.available2019-01-16-
dc.date.available2019-01-16T20:20:12Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12974-
dc.description.abstractThis study had the objective of analyzing the National Program of Access to Technical Education and Employment (Pronatec) developed by the João Pessoa Campus of the Federal Institute of Paraíba, focusing on professional training actions aimed at adolescents under deprivation of liberty of the Women's Education House from 2012 to 2014. Our objective was to verify the execution and follow-up of Pronatec’s actions based on the narrative of the IFPB managers with regard to resocialization processes. More specifically, it was sought to verify the possible interventions developed by the program that would enable, in a certain way, the insertion of adolescents in the labor market. The relevance of this dissertation is due to the fact that it brings a reflection on the social question of the reclusive adolescents and the role of the institutions of superior education as mediators of programs considered of social and educational inclusion. It was a qualitative research. Data collection was done through bibliographical and documentary research and semi-structured interviews applied to three (3) managers of the Institute. To interpret the results, we used the technique of content analysis. After the interpretations, it was noticed in the interviewees' view, the non-existence in the IFPB of a policy aimed at the use of the teenager deprived of freedom after training by Pronatec to the world of work in João Pessoa. In this sense, there was the challenge of proposing actions that contribute to this effectiveness. The aim of this work is to highlight the importance of initiatives and greater effectiveness of the public policies of attention to subjects in situations of social vulnerability that make possible the effective exercise of citizenship.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-01-16T20:20:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3844594 bytes, checksum: edcd7db8ea02a610a1efa2ebae04a4a9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-16T20:20:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3844594 bytes, checksum: edcd7db8ea02a610a1efa2ebae04a4a9 (MD5) Previous issue date: 2018-02-28en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectPRONATECpt_BR
dc.subjectAdolescentes em medidas socioeducativaspt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.subjectEducational politicspt_BR
dc.subjectAdolescents in socio-educational measurespt_BR
dc.subjectResocializationpt_BR
dc.titleEducação e ressocialização: o desafio da oferta de formação profissional e tecnológica para adolescentes privadas de liberdade através do PRONATEC do IFPB e sua inserção no mercado de trabalhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Mariana Lins de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9382809711342195pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0521300604847109pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objeto de pesquisa analisar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) desenvolvido pelo Campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba, tendo como foco as ações de formação profissional voltadas às adolescentes em regime de privação de liberdade da Casa Educativa das mulheres no período de 2012 a 2014. Nosso objetivo foi verificar a execução e o acompanhamento das ações do Pronatec a partir da narrativa dos gestores do IFPB no que diz respeito aos processos de ressocialização. Mais especificamente, buscouse verificar as possíveis intervenções desenvolvidas pelo programa que viabilizassem, de certa forma, a inserção das adolescentes no mercado de trabalho. A relevância da presente dissertação deve-se ao fato de trazer uma reflexão sobre a questão social das adolescentes reclusas e o papel das instituições de ensino superior como mediadoras de programas considerados de inclusão social e educacional. Tratou-se de uma pesquisa com natureza qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de pesquisas bibliográfica e documental e entrevistas semiestruturadas aplicadas a 03 (três) gestores do Instituto. Para interpretar os resultados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Após as interpretações percebeu-se no olhar dos entrevistados, a inexistência no IFPB de uma política voltada ao aproveitamento da adolescente privada de liberdade após formação pelo Pronatec ao mundo do trabalho em João Pessoa. Nesse sentido houve o desafio de propor ações que contribuam para esta efetividade. Pretende-se com esse trabalho, ressaltar também a importância de iniciativas e maior efetividade das políticas públicas de atenção a sujeitos em situação de vulnerabilidade social que possibilitem o efetivo exercício da cidadania.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total3,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons