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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12981
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Gustavo Villarim de Farias-
dc.date.accessioned2019-01-16T20:39:39Z-
dc.date.available2019-01-16-
dc.date.available2019-01-16T20:39:39Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12981-
dc.description.abstractThe Brazilian Higher Education Institutions have always been concentrated in state capitals and in large urban centers, industrialized and socially and economically developed regions. The REUNI enabled municipalities in remote areas of the country to receive these public teaching equipment, which brought new perspectives on education, culture and development. Thus, this dissertation sought to analyze the paths taken by the Federal University of Campina Grande, when the Center for Sustainable Development of the Semi-Arid in the city of Sumé/PB was implemented and how they affected and affect to date the possible opportunities, expectations, perceptions and perspectives of socioeconomic development for the region. In order to carry out the research, educational, social, economic and financial data were collected from the municipality of Sumé, in the period before and after the campus implementation, with other data coming from questionnaires that were applied to actors who experienced the CDSA/UFCG planning, current employees of the Institution and municipalities that have decision-making power in the current scenario. The data showed that there was an improvement in the indices analyzed after the installation of the campus in the municipality, especially in the variables related to the oscillation of municipal GDP, job creation, local financial movements and the increase of enrollments in secondary and higher education, signaling that the institution has contributed positively to the development of the region. However, the greatest prominence is not in the indicators, but in the perceptions of the academic and local community about the positive effects of CDSA. Suggested measures go in the direction of CDSA to develop an Institutional Development Plan, to close partnerships with other local actors in order to better understand their demands and suggestions, and to develop more research and projects to optimize their effects of regional performance.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-01-16T20:39:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1483986 bytes, checksum: 5d8dbf8a91a1ed30362096224b0edd6e (MD5)en
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dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.subjectInteriorização da educação superiorpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectPublic Universitypt_BR
dc.subjectInteriorization of higher educationpt_BR
dc.subjectEconomic developmentpt_BR
dc.titleExpansão do Ensino Superior como estratégia de desenvolvimento local: um olhar sobre os efeitos socioeconômicos da instalação do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande na cidade de Sumé-PBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcanti Filho, Paulo Fernando de Moura Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0990473085006948pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1292288281091696pt_BR
dc.description.resumoAs Instituições de Ensino Superior brasileiras sempre estiveram concentradas em capitais dos estados e em grandes centros urbanos, regiões industrializadas e desenvolvidas socialmente e economicamente. O REUNI possibilitou a municípios de regiões remotas do país receberem esses equipamentos públicos de ensino, que traziam em seu bojo novas perspectivas de educação, cultura e desenvolvimento. Assim sendo, essa dissertação buscou analisar os caminhos percorridos pela Universidade Federal de Campina Grande, quando da implantação do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido no município de Sumé/PB, e de que maneira eles afetaram e afetam até os dias atuais as eventuais oportunidades, expectativas, percepções e perspectivas de desenvolvimento socioeconômico para a região. Para proceder à pesquisa, foram confrontados dados educacionais, sociais, econômicos e financeiros do município de Sumé, no período anterior e posterior à implantação do campus, com outros dados advindos de questionários que foram aplicados a atores que vivenciaram o planejamento do CDSA/UFCG, servidores atuais da Instituição e munícipes detentores de poder de decisão no cenário atual. Os dados revelaram que houve uma melhora dos índices analisados após a instalação do campus no município, em especial nas variáveis relacionadas com a oscilação do PIB municipal, criação de postos de trabalho, movimentações financeiras locais e o aumento das matrículas nos ensino médio e superior, sinalizando que a instituição vem contribuindo positivamente ao desenvolvimento da região. No entanto, o maior destaque não está nos indicadores, mas nas percepções da comunidade, acadêmica e local, sobre os efeitos positivos do CDSA. Medidas sugeridas vão na direção de que o CDSA elabore um Plano de Desenvolvimento Institucional, estreite parcerias com os demais atores locais a fim de perceber melhor suas demandas e sugestões, e desenvolva mais pesquisas e projetos para otimizar seus efeitos de atuação regional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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