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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12988
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Edseuda Pereira Marques-
dc.date.accessioned2019-01-16T21:22:47Z-
dc.date.available2019-01-16-
dc.date.available2019-01-16T21:22:47Z-
dc.date.issued2018-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12988-
dc.description.abstractThe present research aims to know the main factors that influence the motivation of the technical-administrative servers of the Education Center of the Federal University of Paraíba in their work environment. For that, a survey was made on the main concepts related to motivation, taking as reference the studies developed by Alderfer (1969), McClelland (1972), Herzberg (1997), Douglas McGregor (1999), Maslow 2012), among others. The research is part of the quantitative-qualitative approach. The research subjects were the technical-administrative servants of the Education Center who joined before and after the implementation of the Restructuring and Expansion Program of the Federal Universities REUNI. For data collection, a questionnaire was applied to a sample of 72% of the total number of technical-administrative servers. The results indicated that the factors that contributed to motivation in the work environment of the servers are: recognition and appreciation of their activities by peers, good relationship with peers and the very condition of being a public servant. The factors identified as having the least contribution to motivation are the lack of material resources, the lack of commitment of some servers and the shortage of servers in some sectors. Finally, in addition to the suggestions presented by the present study, the respondents proposed, among other actions, improvements in infrastructure, training and planning of managers regarding activities carried out in the sectors of the Education Center.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-01-16T21:22:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 4369883 bytes, checksum: c4c5abb069ab7b80307237d4c328bc58 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-16T21:22:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 4369883 bytes, checksum: c4c5abb069ab7b80307237d4c328bc58 (MD5) Previous issue date: 2018-02-27en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectServidor técnico-administrativopt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.subjectPublic servicept_BR
dc.subjectTechnical-administrative serverpt_BR
dc.titleMotivação no serviço público: o caso dos servidores técnico-administrativos do Centro de Educação, Campus I, Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Maria da Salete Barboza de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1756002185521454pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3663167676121157pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo conhecer os principais fatores que influenciam a motivação dos servidores técnico-administrativos do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba no seu ambiente de trabalho. Para tanto foi feito um levantamento sobre os principais conceitos relacionados com motivação tomando-se como referência os estudos desenvolvidos por Alderfer (1969), McClelland (1972), Herzberg (1997), Douglas McGregor (1999), Maslow (2000), Maximiano (2012), dentre outros. A pesquisa está inserida na abordagem quanti-qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram os servidores técnicoadministrativosdo Centro deEducação que ingressaram antes e pós implantação do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Para coleta de dados recorreu-se ao questionário aplicado a uma amostra de 72% do total de servidores técnicoadministrativos. Os resultados indicaram que os fatores que contribuíram para a motivação no ambiente de trabalho dos servidores são: o reconhecimento e valorização de suas atividades pelos colegas, o bom relacionamento com os pares e a própria condição de “ser” servidor público. Já os fatores identificados como de menor contribuição na motivação, consistem na falta de recursos materiais, na falta de compromisso de alguns servidores e escassez de servidores em alguns setores. Por fim, além das sugestões apresentadas pelo presente estudo, os respondentes propuseram entre outras ações, melhorias na infraestrutura, capacitação e planejamento dos gestores quanto às atividades desenvolvidas nos setores do Centro de Educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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