Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12990
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jeruzalém de Lima-
dc.date.accessioned2019-01-16T21:32:08Z-
dc.date.available2019-01-16-
dc.date.available2019-01-16T21:32:08Z-
dc.date.issued2018-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12990-
dc.description.abstractThe purpose of this research was to analyze the usability of My Library, which belongs to the UFPB library system, based on usability attributes, considering the principles of Ease of Learning, Efficiency of Use, Ease of Memory, Low Error Rate and Subjective Satisfaction. It was characterized as a Case Study in the scope of education in interdisciplinary dialogue, using the direct method, under qualitative methodological approach. As a theoretical background, we present the transformations of Information and Communication Technologies (ICTs) and their nexus with the communication and knowledge networks. We had as subjects of the research the users of the system of libraries of the UFPB linked to the Center of Human Sciences, Letters and Arts. Three categories of respondents were used: teachers, students and administrative technicians, being a total of eighty-five participants; divided into twenty-one teachers, forty-nine students and fifteen administrative technicians. We used the following methods of data collection: bibliographic research, documentary research and questionnaire. As a method of data analysis, we used descriptive analysis by general and specific categories. As a result, we have evidenced the overall context of using My Library, identifying the level of user efficiency, analyzing users' performance and satisfaction with My Library, identifying reasons why users are using My Library and propose mechanisms for its use. We conclude that My Library does not have a good frequency of use and that some measures are necessary so that its usability can improve.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-01-16T21:32:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 11493888 bytes, checksum: f77694ceb702c3e1ab72a9fb6d72a82a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-16T21:32:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 11493888 bytes, checksum: f77694ceb702c3e1ab72a9fb6d72a82a (MD5) Previous issue date: 2018-07-31en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectMinha bibliotecapt_BR
dc.subjectUFPBpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectUsabilitypt_BR
dc.subjectMy librarypt_BR
dc.subjectUFPBpt_BR
dc.titleMinha biblioteca: avaliação da usabilidade pelos usuários do sistema de bibliotecas da Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Branco, Uyguaciara Veloso Castelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7940523057526487pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1153957069606323pt_BR
dc.description.resumoEsta investigação teve por objetivo analisar a usabilidade da Minha Biblioteca, que pertence ao sistema de bibliotecas da UFPB, com base nos atributos de usabilidade, tendo em vista os princípios de Facilidade de Aprendizado, Eficiência de Uso, Facilidade de Memorização, Baixa Taxa de Erros e Satisfação Subjetiva. Caracterizou-se como um Estudo de Caso no âmbito da educação em diálogo interdisciplinar, utilizando-se do método direto, sob abordagem metodológica qualitativa. Como lastro teórico, apresentamos as transformações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) e o seu nexo com as redes de comunicação e conhecimento. Tivemos como sujeitos da pesquisa os usuários do sistema de bibliotecas da UFPB vinculados ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Foram utilizadas três categorias de pesquisados: docentes, discentes e técnicos administrativos, sendo um total de oitenta e cinco participantes; divididos em vinte e um docentes, quarenta e nove discentes e quinze técnicos administrativos. Utilizamos os seguintes métodos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e questionário. Como método de análise de dados, utilizamos a análise descritiva por categorias gerais e específicas. Como resultado, evidenciamos o contexto geral de uso da Minha Biblioteca, identificamos o nível de eficiência de uso pelos usuários, analisamos o desempenho e a satisfação dos usuários em relação à Minha Biblioteca, identificamos os motivos que levam os usuários a utilizar ou não a Minha Biblioteca e propomos mecanismos para sua utilização. Concluímos que a Minha Biblioteca não possui uma boa frequência de uso e que algumas medidas são necessárias para que sua usabilidade possa melhorar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total11,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons