Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12992
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Melo, Anniely Laís Lima | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-17T12:47:15Z | - |
dc.date.available | 2018-04-24 | - |
dc.date.available | 2019-01-17T12:47:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12992 | - |
dc.description.abstract | The present study is inserted in the debate about the events that arouse the anger in adolescents at school. In this sense, the research aims to analyze the stimuli that arouse anger in the view of the adolescents, and its impacts in the school. The research was carried out with students of the Municipal School David Trindade in the city of João Pessoa PB. In this study, anger (or ire) is understood as a protective emotion, and an act of self-defense of dignity, rights and integrity, which is triggered by a threat and can be expressed as irritation, fury or wrath. Associated with the emotion of hostility, anger produces aggressive attitudes. In this study, was registered the existence of processes of disqualification of the other as an expression of anger, highlighting disqualification practices such as gossip, nickname and name-calling, identified as verbal violence and instituting forms of power relations. This is a qualitative research with the Grounded Theory approach, conducted through semi-open questionnaires and a semi-structured interview with adolescents of the David Trindade Municipal School in Paraíba. In this dialogue, we present the contributions of authors like Rafael Bisquerra (2000), Enrique Abascal (2015), Giovanni Frazzetto (2014), Norbert Elias (2000), Mira y López (2012), Mariani (2014), García and Arellano (2006). The results of the research show the protective character of group relationships and the identification of the emotion of empathy as an inhibitory element of aggressive practices in school. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosa Sylvana Mousinho (syllmouser@biblioteca.ufpb.br) on 2019-01-17T12:47:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1635723 bytes, checksum: 0dc47f8e5b1a1272fbbd1d1a8dd3bf0b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-01-17T12:47:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1635723 bytes, checksum: 0dc47f8e5b1a1272fbbd1d1a8dd3bf0b (MD5) Previous issue date: 2018-03-29 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação emocional | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Raiva | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Emotional education | pt_BR |
dc.subject | Popular education | pt_BR |
dc.subject | Anger | pt_BR |
dc.subject | Adolescents | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação - emoção | pt_BR |
dc.subject | Educação emocional - jovens e adolescentes | pt_BR |
dc.title | Tenho raiva da escola: o olhar dos adolescentes sobre as relações escolares | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonsalves, Elisa Pereira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5800314750536359 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2329023896720605 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo está inserido no debate sobre os eventos que despertam a raiva nos adolescentes na escola. Neste sentido, a pesquisa objetiva analisar os estímulos que despertam a raiva, na visão dos adolescentes, e seus impactos na escola, realizada com alunos da Escola Municipal David Trindade do Município de João Pessoa-PB. Neste estudo a raiva (ou a ira) é entendida como uma emoção de caráter protetivo e um ato de autodefesa da dignidade, direitos e integridade, que se desencadeia mediante uma ameaça, podendo se expressar como irritação, fúria ou cólera. Associada à emoção da hostilidade, a raiva produz atitudes agressivas. Registrou-se nesse estudo a existência de processos de desqualificação do outro enquanto uma expressão da raiva, destacando-se práticas de desqualificação como a fofoca, o apelido e os xingamentos, identificados como violência verbal e formas instituintes de relações de poder. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem da Teoria Fundamentada – Grounded Theory, realizada através de questionários semiabertos e entrevista semiestruturada com adolescentes da Escola Municipal David Trindade-PB. Para este diálogo apresentamos as contribuições de autores como Rafael Bisquerra (2000), Enrique Abascal (2015), Giovanni Frazzetto (2014), Norbert Elias (2000), Mira y López (2012), com Mariani (2014), García e Arellano (2006). Os resultados da pesquisa acenam para o caráter protetivo das relações grupais e para a identificação da emoção da empatia como um elemento inibidor de práticas agressivas na escola. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arquivototal.pdf | Arquivo total | 1,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons