Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12992
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Anniely Laís Lima-
dc.date.accessioned2019-01-17T12:47:15Z-
dc.date.available2018-04-24-
dc.date.available2019-01-17T12:47:15Z-
dc.date.issued2018-03-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12992-
dc.description.abstractThe present study is inserted in the debate about the events that arouse the anger in adolescents at school. In this sense, the research aims to analyze the stimuli that arouse anger in the view of the adolescents, and its impacts in the school. The research was carried out with students of the Municipal School David Trindade in the city of João Pessoa PB. In this study, anger (or ire) is understood as a protective emotion, and an act of self-defense of dignity, rights and integrity, which is triggered by a threat and can be expressed as irritation, fury or wrath. Associated with the emotion of hostility, anger produces aggressive attitudes. In this study, was registered the existence of processes of disqualification of the other as an expression of anger, highlighting disqualification practices such as gossip, nickname and name-calling, identified as verbal violence and instituting forms of power relations. This is a qualitative research with the Grounded Theory approach, conducted through semi-open questionnaires and a semi-structured interview with adolescents of the David Trindade Municipal School in Paraíba. In this dialogue, we present the contributions of authors like Rafael Bisquerra (2000), Enrique Abascal (2015), Giovanni Frazzetto (2014), Norbert Elias (2000), Mira y López (2012), Mariani (2014), García and Arellano (2006). The results of the research show the protective character of group relationships and the identification of the emotion of empathy as an inhibitory element of aggressive practices in school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Sylvana Mousinho (syllmouser@biblioteca.ufpb.br) on 2019-01-17T12:47:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1635723 bytes, checksum: 0dc47f8e5b1a1272fbbd1d1a8dd3bf0b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-17T12:47:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1635723 bytes, checksum: 0dc47f8e5b1a1272fbbd1d1a8dd3bf0b (MD5) Previous issue date: 2018-03-29en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação emocionalpt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectRaivapt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectEmotional educationpt_BR
dc.subjectPopular educationpt_BR
dc.subjectAngerpt_BR
dc.subjectAdolescentspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação - emoçãopt_BR
dc.subjectEducação emocional - jovens e adolescentespt_BR
dc.titleTenho raiva da escola: o olhar dos adolescentes sobre as relações escolarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonsalves, Elisa Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5800314750536359pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2329023896720605pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo está inserido no debate sobre os eventos que despertam a raiva nos adolescentes na escola. Neste sentido, a pesquisa objetiva analisar os estímulos que despertam a raiva, na visão dos adolescentes, e seus impactos na escola, realizada com alunos da Escola Municipal David Trindade do Município de João Pessoa-PB. Neste estudo a raiva (ou a ira) é entendida como uma emoção de caráter protetivo e um ato de autodefesa da dignidade, direitos e integridade, que se desencadeia mediante uma ameaça, podendo se expressar como irritação, fúria ou cólera. Associada à emoção da hostilidade, a raiva produz atitudes agressivas. Registrou-se nesse estudo a existência de processos de desqualificação do outro enquanto uma expressão da raiva, destacando-se práticas de desqualificação como a fofoca, o apelido e os xingamentos, identificados como violência verbal e formas instituintes de relações de poder. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem da Teoria Fundamentada – Grounded Theory, realizada através de questionários semiabertos e entrevista semiestruturada com adolescentes da Escola Municipal David Trindade-PB. Para este diálogo apresentamos as contribuições de autores como Rafael Bisquerra (2000), Enrique Abascal (2015), Giovanni Frazzetto (2014), Norbert Elias (2000), Mira y López (2012), com Mariani (2014), García e Arellano (2006). Os resultados da pesquisa acenam para o caráter protetivo das relações grupais e para a identificação da emoção da empatia como um elemento inibidor de práticas agressivas na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons