Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1299Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Welisson de Pontes. | - |
| dc.date.accessioned | 2016-09-27T16:31:46Z | - |
| dc.date.available | 2016-09-27T16:31:46Z | - |
| dc.date.issued | 2016-09-27 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1299 | - |
| dc.description.abstract | The Organic Chemistry Teaching in High School requires an understanding of the chemical changes that occur in natural and technological systems. For a better understanding of all the processes it is important that the teacher seek new methods to assist in the process of teaching and learning in order to arouse in student interest in chemistry classes. The introduction of recreational activities and other educational resources are indicated to improve this process. In this thought, Comics is a tool that has a playful character by providing a funny way to study through a quick read and easy to understand. Herein, we proposed the comics as a teaching resource in organic classes. The methodology was based on the exhibition of the content of organic reactions in three classes (A, B and C) of 3rd year of High Scholl at Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente João Goulart in João Pessoa - PB. Classes A and B had two lessons: one on the contents of the exhibition using the Comics; and two, developed on the activity where students in groups have produced their own Comics. In group C was also developed two classes with exposure of the content and exercise resolution without the use of comics in order to make a comparison between methodologies. The evaluations were made by a written quiz. The results showed that the students had a good acceptance for the methodology using comics. The students considered that the classes were more dynamic, more fun and that there were a better interaction between teacher and student. The quiz applied to the students involving the content of organic reactions showed that the classes A and B had the best performance in the number of correct answers. The obtained results are indicative that the methodology using Comics in teaching organic reactions are a good alternative to the didactic teaching of Organic Chemistry in High School. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Antonio Valentim (carloshot85@gmail.com) on 2016-09-27T16:31:46Z No. of bitstreams: 1 WPS272016.pdf: 1561176 bytes, checksum: 7cca743ce9bf4de58e0555ccd49d381b (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-09-27T16:31:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WPS272016.pdf: 1561176 bytes, checksum: 7cca743ce9bf4de58e0555ccd49d381b (MD5) | en |
| dc.language.iso | pt | pt_BR |
| dc.relation.ispartofseries | João Pessoa, PB: 2016. | - |
| dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
| dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
| dc.subject | Reações orgânicas | pt_BR |
| dc.subject | Chemistry teaching | - |
| dc.subject | Comic | - |
| dc.subject | Organic reactions | - |
| dc.title | Utilização de Histórias em Quadrinhos no ensino de reações orgânicas para Ensino Médio. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Cristiano, Rodrigo | - |
| dc.description.resumo | O Ensino de Química Orgânica no ensino médio requer a compreensão das transformações químicas que ocorrem nos processos naturais e tecnológicos. Para um melhor entendimento de todos os processos é importante que o professor busque novas metodologias que auxiliem no processo de ensino aprendizagem, de modo a despertar no aluno o interesse pelas aulas de química. A introdução das atividades lúdicas e outros recursos didáticos é indicada para melhorar esse processo. Nesse aspecto, as Histórias em Quadrinhos (HQs) são um gênero textual que possui um caráter lúdico, proporcionando uma maneira divertida de estudar, através de uma leitura rápida e de fácil compreensão. Nesse contexto, foi proposta a aplicação de aulas utilizando as HQs como recurso didático. A metodologia se baseou na exposição do conteúdo de reações orgânicas em três turmas (A, B e C) do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente João Goulart, em João Pessoa – PB. Nas turmas A e B foram aplicadas duas aulas, uma referente à exposição do conteúdo utilizando as HQs e na outra foi desenvolvida uma atividade onde os alunos produziram em grupos suas próprias HQs. Na turma C foram desenvolvidas também duas aulas com exposição do conteúdo e resolução de exercícios sem utilização das HQs com o objetivo de estabelecer uma comparação entre as metodologias. As avaliações por meio de questionários de pesquisa de opinião mostraram que os alunos tiveram uma boa aceitação em relação à metodologia utilizando as HQs, considerando a aula mais dinâmica, mais divertida e com maior interação entre professor-aluno. O questionário referente ao conteúdo aplicado de reações orgânicas mostrou que as turmas A e B tiveram melhor desempenho no índice de acertos, indicando que a metodologia com as HQs são uma boa alternativa didática para o ensino de reações orgânicas no Ensino Médio. | - |
| dc.publisher.department | Química | - |
| Aparece nas coleções: | TCC - Química | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| WPS272016.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
