Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13068
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Jenison Alisson dos-
dc.date.accessioned2019-01-24T18:52:48Z-
dc.date.available2019-01-24-
dc.date.available2019-01-24T18:52:48Z-
dc.date.issued2018-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13068-
dc.description.abstractThis dissertation proposes an analysis of the development of the female subjectivities in Como água para chocolate, by Mexican author Laura Esquivel, taking into consideration the gastronomic discourse present throughout the novel. For this purpose, our endeavor contemplates four possibilities of investigation, aiming for a better understanding of said phenomenon: the presence of women’s voices in the process of (re)writing History; the movements of oppression and resistance in the kitchen space; the affect among characters weaved from the gastronomic discourse; and the different standpoints on motherhood. Our theoretical framework encompasses an interdisciplinary study, undergoing Literary Theory and Criticism, History, Historiography, Philosophy and the study on the relation between the culinary rhetoric and literature, something that allows for a more comprehensive and meaningful approach. Our arguments are supported by theoretical principles drawn mainly from Woolf (2014), Sceats (2003), Badinter (1985) e Hutcheon (1987). As a result of the dialogue between the novel and the theoretical framework, we have been able to discuss the ways in which Esquivel constructs a singular narrative, demonstrating inventive capacity, resistance and empowerment of her female characters deriving from the experiences of everyday life, and subverting the expectations of representation of those characters in the literary canon.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-01-24T18:52:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 777067 bytes, checksum: 8ca88037cbb8f796668be010e08f65d4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-24T18:52:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 777067 bytes, checksum: 8ca88037cbb8f796668be010e08f65d4 (MD5) Previous issue date: 2018-06-20en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLaura Esquivelpt_BR
dc.subjectLiteratura contemporâneapt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectGastronomiapt_BR
dc.subjectLaura Esquivelpt_BR
dc.subjectContemporary literaturept_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectGastronomypt_BR
dc.titleA construção das subjetividades femininas em como água para chocolate, de Laura Esquivelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lúcio, Ana Cristina Marinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2730334464360416pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3551769966528415pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação propõe uma investigação acerca da construção das subjetividades femininas em Como água para chocolate, da autora mexicana Laura Esquivel, a partir do discurso gastronômico que perpassa o romance. Para tanto, nosso trabalho contempla quatro caminhos de análise, objetivando melhor compreender a constituição de tal fenômeno: as vozes das mulheres no processo de (re)escrita da história; os movimentos de opressão e resistência no espaço da cozinha; as relações de afeto construídas a partir do dado gastronômico; e os diferentes lugares do materno. Nosso embasamento teórico se alicerça em um estudo interdisciplinar que transita por diferentes áreas de conhecimento, como Teoria e Crítica Literária, História, Historiografia, Filosofia e pelos estudos da relação entre o discurso culinário e a literatura, o que nos permite abordar as propostas de análise de forma mais abrangente e significativa. Nosso referencial teórico se constitui especialmente pelas discussões de Woolf (2014), Sceats (2003), Badinter (1985) e Hutcheon (1987). Notamos, como consequência do diálogo entre romance e teorias, como Esquivel constrói uma narrativa singular, demonstrando potência para a inventividade, resistência e protagonismo de suas personagens femininas a partir das vivências do efêmero, subvertendo as expectativas de representação e empoderamento de tais personagens no cânone literário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total758,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons