Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13086
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlixandre, Maria Aparecida Rosa de Andrade-
dc.date.accessioned2019-01-25T13:06:42Z-
dc.date.available2018-07-03-
dc.date.available2019-01-25T13:06:42Z-
dc.date.issued2018-03-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13086-
dc.description.abstractThe present research aims to analyze elements of the Piagetian constructivist theory in the literacy process and in the conception of teachers, In public schools in João Pessoa city. Developed in a qualitative perspective, the study has as scientific method historical materialism, which proposes to understand the phenomenon in its path, interrelated with other phenomena, by means of a historization of the problematic studied, in order to explore the process of historical construction of Piagetian constructivism, its insertion in Brazilian education and in the conception and practice of teachers. Participated in the research 10 literacy teachers, the subjects' conception of the Piagetian constructivist theory was analyzed in the light of dialectical historical materialism, which aided in understanding the phenomenon in its totality. The option for such methodology is based on the perspective that everything that is in our environment, natural or social, must be questioned, understanding knowledge as the result of a historical process. This dialectic runs through the work, at the moment that the research problem starts with the real, the discourse of the teachers who call themselves constructivists, and the study of the Piagetian constructivist theory with emphasis on the literacy process, as well as the analysis of the teaching conception. However, knowing that Piagetian constructivist theory has epistemological principles distinct from historical materialism, this research does not seek to equate one theory with another, but to understand the movement, the contradiction, in the conception of public literacy teachers in the municipality of João Pessoa, in relation to the contribution of the Piagetian constructivist theory in the literacy process. The research allows us to highlight the contradictions in the conception of the teachers, as well as the need for a greater understanding on theories of education, especially in this study on Piaget's theory, since the little that is known about this theory is confused with other theoretical assumptions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Sylvana Mousinho (syllmouser@biblioteca.ufpb.br) on 2019-01-25T13:06:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1314863 bytes, checksum: ab2cc500a728959e6b9aca7c31c078cc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-25T13:06:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1314863 bytes, checksum: ab2cc500a728959e6b9aca7c31c078cc (MD5) Previous issue date: 2018-03-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeoria construtivista piagetianapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectConcepção docentept_BR
dc.subjectPiagetian constructivist theorypt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectTeaching conceptionpt_BR
dc.titleTeoria construtivista Piagetiana: concepção de professoras de alfabetização em escolas municipais de João Pessoa/PBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Baptista, Maria das Graças de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6920726647813120pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3852044126030721pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar elementos da teoria construtivista piagetiana no processo de alfabetização e na concepção de professoras, na rede pública no município de João Pessoa - PB. Desenvolvido em uma perspectiva qualitativa, o estudo tem como método científico o materialismo histórico, que propõe compreender o fenômeno em seu trajeto, inter-relacionado com outros fenômenos, por meio de uma historização da problemática estudada, de forma a explorar o processo de construção histórica do construtivismo piagetiano, sua inserção na educação brasileira e na concepção e prática de professores. Participaram da pesquisa 10 professoras de alfabetização. A concepção dos sujeitos acerca da teoria construtivista piagetiana foi analisada à luz do materialismo histórico-dialético, que auxiliou na compreensão do fenômeno em sua totalidade. A opção por tal metodologia fundamenta-se na perspectiva de que tudo o que está em nosso meio, natural ou social, deve ser questionado, compreendendo o conhecimento como resultado de um processo histórico. Essa dialética perpassa todo o trabalho, no momento em que a problemática da pesquisa parte do real, o discurso dos professores que se autodenominam construtivistas, e do estudo da teoria construtivista piagetiana com ênfase no processo de alfabetização, e ainda a analise da concepção docente. Contudo, sabendo que a teoria construtivista piagetiana tem princípios epistemológicos distintos do materialismo histórico, essa pesquisa não busca equiparar uma teoria à outra, mas compreender o movimento, a contradição, na concepção de professoras de alfabetização da rede pública no município de João Pessoa, em relação à contribuição da teoria construtivista piagetiana no processo de alfabetização. A pesquisa nos permite destacar as contradições na concepção das professoras, assim como a necessidade de uma maior compreensão sobre as teorias da educação, especialmente nesse estudo sobre a teoria de Piaget, uma vez que o pouco que se sabe acerca dessa teoria se confunde com outros pressupostos teóricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons