Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13090
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSakamoto, Rafael dos Santos-
dc.date.accessioned2019-01-25T19:44:44Z-
dc.date.available2019-01-25-
dc.date.available2019-01-25T19:44:44Z-
dc.date.issued2018-07-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13090-
dc.description.abstractThis research conducts an analysis of the relation between timing and musical structure of six recorded performances of an excerpt of the second movement of Mozart’s Sonata K. 330. Recordings by Ingrid Haebler, Clara Haskil, Lili Kraus, Alicia de Larrocha, Maria João Pires and Mitsuko Uchida, important interpreters of this repertoire, were chosen. We investigated a concept proposed by Palmer (1989) that suggests the interpreters define the boundaries of structural elements by means of punctual timing deviations that define the endings of structural elements. A structural analysis of the excerpt, using Caplin’s (1998) concept, was taken as reference of structural segmentation for the analysis. The data extracted from the recordings correspond to the inter-onset intervals (IOI) of selected notes in the excerpt, normalized to the values noted in the score and relative to the mean tempo of the performance. The performances were compared to each other to verify if these differences produced by diverse ways of reading the structure. To do so, we used a mathematical procedure, the Principal Components Analysis (PCA) to point out time instants (notes) in which the performances differ from each other. We found that the performances in this sample are distinguished by two timing manipulation trends. It was found that only Kraus’ timing actions were more related to the structure revealed by the analysis. Although the timing profiles have many similar characteristics to Kraus’, the deviations found in the other pianists’ performances don’t seem to have the objective of defining structural elements, as proposed by Palmer (1989). Rather, they seem to emphasize other elements, like dissonances, harmonic tensions or high melodic points.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Sena da Silva (flaviasena.s@gmail.com) on 2019-01-25T19:44:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3367365 bytes, checksum: 1218176da69b1b61044a6cc9fbbba928 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-25T19:44:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3367365 bytes, checksum: 1218176da69b1b61044a6cc9fbbba928 (MD5) Previous issue date: 2018-07-23en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectManipulação temporalpt_BR
dc.subjectEstruturapt_BR
dc.subjectPianopt_BR
dc.subjectMozartpt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subjectTimingpt_BR
dc.subjectStructurept_BR
dc.subjectAnalysispt_BR
dc.titleUma análise das relações entre a manipulação temporal e estrutura musical em um excerto do segundo movimento da Sonata K. 330 DE Mozart em gravações de seis pianistaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Noda, Luciana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3468339107575304pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mota, Davi Alves-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6237240227687613pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9250804943068662pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre a manipulação temporal na performance e a estrutura musical em um trecho do segundo movimento da Sonata K. 330 de Mozart, em performances obtidas a partir de gravações comerciais de seis pianistas. Foram escolhidas gravações de Ingrid Haebler, Clara Haskil, Lili Kraus, Alicia de Larrocha, Maria João Pires e Mitsuko Uchida, importantes intérpretes desse repertório. É investigado o princípio sugerido por Palmer (1989), de que os intérpretes delimitam a estrutura através de desvios pontuais no tempo que demarcam o final de elementos estruturais. Uma análise estrutural foi confrontada com os dados a fim de buscar as relações entre a manipulação temporal e a estrutura do trecho selecionado. Os dados extraídos das gravações para as análises correspondem aos intervalos entre inícios de notas (inter-ontsets intervals – IOI) selecionadas dentro do trecho normalizado em relação aos valores da partitura e relativos ao andamento médio da execução. A partir desses dados, obtivemos os perfis de manipulação temporal de cada performance. Visto que foram encontradas diferenças nesses perfis, as performances foram comparadas entre si, com o intuito de verificar se essas diferenças produziam maneiras distintas de compreender a estrutura musical do excerto. Para tanto, utilizamos um procedimento matemático, a Análise de Componentes Principais (Principal Components Analysis – PCA), para evidenciar os instantes temporais (notas) onde as performances mais diferem entre si. Constatou-se que as pianistas da amostra se distinguem em duas maneiras de manipular o tempo. A partir da análise da manipulação temporal realizada por Kraus, foi possível constatar que esta se relaciona mais com a segmentação estrutural. Apesar de os perfis de manipulação temporal das demais pianistas terem muitas características semelhantes com o perfil de Kraus, os desvios realizados não parecem ter o objetivo de delimitar a estrutura, como proposto por Palmer (1989). Em vez disso, o modo de manipular o tempo das outras cinco pianistas ocorre como forma de emoldurar dissonâncias, tensões harmônicas ou pontos culminantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total3,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons