Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13092
Tipo: | Tese |
Título: | Diretrizes e perspectivas para o ensino superior de guitarra elétrica no Brasil |
Autor(es): | Mariano, Anderson de Sousa |
Primeiro Orientador: | Queiroz, Luis Ricardo Silva |
Resumo: | A presente pesquisa visa lançar uma visão apurada a respeito do ensino de guitarra elétrica em cursos de formação superior no Brasil, observando que existe um movimento de consolidação de uma escola de guitarra elétrica brasileira, em suas múltiplas linguagens musicais verificadas nos estilos dos guitarristas brasileiros. Esse movimento reúne, em si, como base, a influência rítmica e harmônica de gêneros populares de música brasileira, a uma expressão de caráter interativo-cultural, em que relações transversais com o jazz, o rock, o blues, a música de concerto e o pop, entre outros, são comumente encontradas. Dentro desse prisma, fundamentamos uma pesquisa em busca de apontar algumas diretrizes para o processo de ensino e aprendizagem do instrumento, assim como perspectivas de formação que estejam alinhadas com as muitas demandas do mercado de trabalho. Isso se dará ao aproximarmos a realidade de formação dos cursos superiores com a realidade que os estudantes guitarristas encontrarão em suas vidas profissionais, facilitando, assim, suas penetrações no amplo mercado de trabalho. Esse mercado que envolve a área da música pode estar, em suas mais diversas vertentes, principalmente, na música popular, aliado a uma formação em que se busca favorecer a singularidade de personalidade dos estudantes e oferecer autonomia paralelamente aos processos tradicionais referentes ao ensino universitário. Para a consolidação de nossa proposta, trazemos uma perspectiva integrativa de estudo de conhecimentos e saberes, os quais serão apresentados em doze tópicos. Esses tópicos, além de serem integrados entre si, nas sessões de estudo e práticas pedagógicas, são colocados preferencialmente em contextos práticos ou de simulação de práticas, para desenvolvimento criativo das habilidades necessárias à formação do guitarrista. Isso proporcionará uma visão holística do ato de estudar para que, ao tocar o instrumento, o instrumentista procure abarcar as mais diversas dimensões musicais como um todo na performance musical. |
Abstract: | The present research takes a clear look at University level teaching of courses in electric guitar in Brazil, observing the existance of a movement of consolidation in the Brazilian School of electric guitar in it’s multiple musical languages that is verified in Brazilians guitar players style. This movement integrate in itself, based on, the rythmic and harmonic influences of popular genres of Brazilian music, with an expression of universal character which appears in relationship crossing over with a variety of styles including Jazz, Blues, Rock, Classical and Pop, among others commonly encountered. Within this context (prism) we base our research, recognizing some guidelines for the process of teaching and learning of the instrument, educational perspectives that are aligned with the many demands in this field of work and, within a realistic University level education, keeping in mind what the guitar students will encounter and offering parralled autonomy in the traditional processes which refer to academic teachings. To conclude our proposal we bring an integrative perspective of savvy and knowledges studies, including those which will be presented in twelve (12) topics , where even beyond will be integrated between themselves in the study sessions and academic practices are preferentially placed in the context of simulated practices for creative development of the abilities necessary in the formation of a guitarist, signalizing a holistic approach to the study and playing of the instrument, seeking to include the many diverse musical dimensions like a whole thing in musical performances. |
Palavras-chave: | Ensino de guitarra elétrica Ensino superior Electric guitar teaching Undergraduate education |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Música |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13092 |
Data do documento: | 30-Mai-2018 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arquivototal.pdf | Arquivo total | 2,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons