Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13094
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, André Luiz Reche de-
dc.date.accessioned2019-01-25T20:41:44Z-
dc.date.available2019-01-25-
dc.date.available2019-01-25T20:41:44Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13094-
dc.description.abstractThe present work investigates the relationship between cognitive and behavioral strategies of preparation of a performance project, with the management of musical performance anxiety (MPA) in situations of high stress. Participating in the case study was a masters of interpretative practices of the Federal University of Paraíba, using an approach based on self-report. The Implementation Guide Protocol proposed by Chaffin et al. (2002) was used to guide the construction of cognitive abilities; the technique of systematic desensitization adapted by Appel (1976) for a musical activity served to guide the construction of behavioral skills. The methodology consisted of: (1) Study of the Third Brazilian Suite of Oscar Lorenzo Fernández supported by the protocol of Chaffin with record in the scores and in the book of annotations; (2) Planning of four progressively more stressful performance situations; (3) Audio and video recording of the performance project tests in the four planned situations; (4) Data analysis. The preparation work for the performance situation provided reliable support to the study subject. The robustness of the cognitive and behavioral abilities built in the process is observable by the levels of fluency of musical discourse and fidelity to the musical text presented in the four tests. We consider that the type of memory produced from the study with guides of execution and that is based not only on automatism but also on descriptive memory, was fundamental to minimize the feelings and ideas of uncontrollability, vulnerability and unpredictability typical of the state of anxiety. Thus, during the tests, there was a progressive increase in the level of performance, observable by the reduction in the occurrence of cognitive-motor deficits caused by musical performance anxiety.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Sena da Silva (flaviasena.s@gmail.com) on 2019-01-25T20:41:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2180433 bytes, checksum: 2e1dcd7c7af1d017303a1514bd7388f1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-25T20:41:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2180433 bytes, checksum: 2e1dcd7c7af1d017303a1514bd7388f1 (MD5) Previous issue date: 2017-08-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnsiedade de performance musicalpt_BR
dc.subjectPrática conscientept_BR
dc.subjectGuias de execuçãopt_BR
dc.subjectDessensibilização sistemáticapt_BR
dc.subjectMusical performance anxietypt_BR
dc.subjectConscious practicept_BR
dc.subjectExecution guidespt_BR
dc.subjectSystematic desensitizationpt_BR
dc.titleMemorização deliberada e dessensibilização sistemática como estratégias auxiliares de controle da ansiedade na performance da Suíte Brasileira Nº 3 de Lorenzo Fernándezpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, José Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8297766321235339pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8413966916059395pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investiga a relação entre estratégias cognitivas e comportamentais de preparação de um projeto performático, com o gerenciamento da ansiedade de performance musical (APM) em situações de alto estresse. Participou do estudo de caso um mestrando de práticas interpretativas da Universidade Federal da Paraíba, através de abordagem baseada em autorrelato. O Protocolo de Guias de Execução proposto por Chaffin e colaboradores (2002) foi usado para nortear a construção de habilidades cognitivas; a técnica de dessenssibilização sistemática adaptada por Appel (1976) para uma atividade musical serviu para orientar a construção de habilidades comportamentais. A metodologia consistiu em: (1) Estudo da Terceira Suite Brasileira de Oscar Lorenzo Fernández amparado pelo protocolo de Chaffin com registro nas partituras e no caderno de anotações; (2) Planejamento de quatro situações de performance progressivamente mais estressantes; (3) Registro em audio e video das testagens do projeto performático nas quatro situações planejadas; (4) Análise dos dados. O trabalho de preparação para a situação de performance propiciou suporte confiável ao sujeito do estudo. A solidez das habilidades cognitivas e comportamentais construídas no processo é observável pelos níveis de fluência do discurso musical e de fidelidade ao texto musical, apresentados nas quatro testagens. Consideramos que o tipo de memória produzido a partir do estudo com guias de execução e que não se apoia apenas em automatismo mas também em memória descritiva, tenha sido fundamental para minimizar os sentimentos e ideias de incontrolabilidade, vulnerabilidade e imprevisibilidade típicos do estado de ansiedade. De modo que, ao longo das testagens, houve progressivo crescimento do nível de performance, observável pela redução da ocorrência de déficits cognitivo-motores ocasionados pela APM.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons