Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13097
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Mateus Lins de-
dc.date.accessioned2019-01-28T18:55:51Z-
dc.date.available2019-01-28-
dc.date.available2019-01-28T18:55:51Z-
dc.date.issued2018-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13097-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze if the members of the Universidde Federal da Paraíba (UFPB) websites identify the premises of the Digital Identity Standard of the Federal Government (IDG) in the institutional sites that adopted this Identity in this educational establishment. The IDG is a set of guidelines, orientation, standards and models created by the Special Secretariat for Social Communication of the Presidency of the Republic (SECOM), which is used on Federal Government websites, whether from direct or indirect administration. At the UFPB this model was adopted in 2015 and already has more than 290 pages developed by the Information Technology Superintendence (STI). As a part of the research object the site was analyzed the website of the Pro-Reitora Assistance and Promotion to the Student (PRAPE) and the Pro-Reitora of Extension and Community Affairs (PRAC). In order to do so, were evaluate the perception and performance in the view of the interagents divided into three categories: the students, who navigate the PRAPE website, the external community, that attends the UFPB, but does not have any kind of link with the institution, but has accessed the PRAC´s and the content manager, who makes the posts about subjects and update the respective web pages. Methodologically, this research has a quantitative approach classified as exploratory and bibliographic. The data collection was done through a closed questionnaires applied to the interagents of the respective websites. In turn, the data analysis was guided by a self-assessment tool of Total Quality Management of Public Administration, the Common Assessment Framework (CAF), in its version adapted to the education sector and with highlighted in three criteria: the criteria 6, which are the student-oriented outcomes, the criteria 7, that are the results of people and the criteria 8, are the results of social responsibility.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-01-28T18:55:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3387104 bytes, checksum: fc3c48b9c1e32bddb4adb27e57cb70c9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-28T18:55:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3387104 bytes, checksum: fc3c48b9c1e32bddb4adb27e57cb70c9 (MD5) Previous issue date: 2018-06-21en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGoverno eletrônicopt_BR
dc.subjectComunicação digitalpt_BR
dc.subjectPortal institucionalpt_BR
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.subjectElectronic governmentpt_BR
dc.subjectDigital communicationpt_BR
dc.subjectQuality managementpt_BR
dc.subjectCommon Assessment Frameworkpt_BR
dc.titleIdentidade padrão de comunicação digital do Governo Federal: uma análise à luz da metodologia Common Assessment Frameworkpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Brennand, Eládio Jose de Goes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9017015042336744pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6632749873288607pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar se os interagentes dos sites da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) identificam as premissas da Identidade Padrão de Comunicação Digital do Governo Federal (IDG) nos sites institucionais que adotaram essa Identidade nesse estabelecimento de ensino. A IDG é um conjunto de diretrizes, orientações, padrões e modelos criados pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) que é utilizado nos sites do Governo Federal, seja da administração direta ou indireta. Na UFPB, este modelo foi adotado em 2015 e já conta atualmente com mais de 290 páginas desenvolvidas pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). Como recorte no objeto de pesquisa, foi analisado o site da Pró-Reitora Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE) e o da Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC). Para tanto, foram avaliados a percepção e o desempenho na visão dos interagentes divididos em três categorias: os discentes que navegam no site da PRAPE; a comunidade externa que frequenta a UFPB, mas não possui nenhum tipo de vinculo com a instituição, mas acessou o site da PRAC; e os conteudistas que realizam as postagens dos conteúdos e atualizam as respectivas páginas web. Metodologicamente, esta pesquisa tem uma abordagem quantitativa classificada como dos tipos exploratória e bibliográfica. A coleta de dados foi realizada através de questionários fechados aplicados aos interagentes dos respectivos sites. Por sua vez, a análise de dados foi norteada por um instrumento de autoavaliação de Gestão da Qualidade Total da Administração Pública, a Common Assessment Framework (CAF), em sua versão adaptada ao setor de educação e com recorte em três critérios: o critério 6, que são os resultados orientados para o aluno; o critério 7, que são os resultados das pessoas; e o critério 8, que são os resultados da responsabilidade social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total3,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons