Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13102
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmorim, Quézia Priscila de Barros Silva-
dc.date.accessioned2019-01-28T19:51:52Z-
dc.date.available2019-01-28-
dc.date.available2019-01-28T19:51:52Z-
dc.date.issued2018-07-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13102-
dc.description.abstractThis dissertation constitutes a qualitative research in musical education and establishes as an empirical field an NGO located in the urban context of the city of João Pessoa - PB, designating as subjects the teachers of the music workshops offered by the institution. Through an ethnographic case study, I sought to understand the network meanings and values that guide the observed educational-musical practices and their relationships in the construction of an environment favorable to creative musical expression. The study is based on the theoretical contributions of the French sociologist Pierre Bourdieu (Moscovici, 1995; 2005) and the habitus of the French sociologist Pierre Bourdieu (1983, 2001), which is incorporated into the discussion based on perspectives found in the work of Pamela Burnard 2012). Other bibliographic contributions emerge from aspects related to musical education in the third sector, collaborating to the reflection of issues pertinent to the theme, among which I highlight the purpose of the educational-musical work offered. The results show that the subjects construct the network of meanings and values that guide their educational practices from their respective musical life trajectories, as contributors to the musician's habitus formation, in addition to the institutional habitus (and other habitus) and representations in the local countryside. These dynamics favor the construction of an environment favorable to creative musical expression, sometimes as a construct of a socially engendered practice, or as the spontaneous consequence of diverse groupings.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Sena da Silva (flaviasena.s@gmail.com) on 2019-01-28T19:51:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1190271 bytes, checksum: 50815333f3b13aafbb3de641c1229dc3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-28T19:51:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1190271 bytes, checksum: 50815333f3b13aafbb3de641c1229dc3 (MD5) Previous issue date: 2018-07-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectTerceiro setorpt_BR
dc.subjectConstrução de sentidospt_BR
dc.subjectExpressão criativapt_BR
dc.subjectMusic educationpt_BR
dc.subjectThird sectorpt_BR
dc.subjectSense buildingpt_BR
dc.subjectCreative expressionpt_BR
dc.titleDa construção de sentidos à expressão criativa em música: um estudo de caso na Casa Pequeno Davipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Cristiane Maria Galdino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7567236180576595pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7395370591412624pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação se constitui em uma investigação qualitativa em educação musical e estabelece como campo empírico uma ONG situada no contexto urbano da cidade de João Pessoa - PB, designando como sujeitos os professores das oficinas de música ofertadas pela instituição. Através de um estudo de caso do tipo etnográfico, busquei compreender a rede de significados e valores que orientam as práticas educativo-musicais observadas e suas relações na construção de um ambiente favorável à expressão musical criativa. O estudo conta com o aporte teórico das representações sociais (MOSCOVICI, 1995; 2005) e do habitus (BOURDIEU, 1983; 2001), este último, incorporado à discussão com base em perspectivas encontradas no trabalho de Pamela Burnard (2012). Outras contribuições bibliográficas emergem de aspectos relativos à educação musical no terceiro setor, colaborando para a reflexão de questões pertinentes ao tema, dentre as quais destaco a finalidade do trabalho educativo-musical ofertado. Os resultados mostram que os sujeitos constroem a rede de significados e valores que orientam suas práticas educativas a partir de suas respectivas trajetórias de vida musical, como contribuintes para a formação do habitus do músico, somado ao habitus institucional (e outros habitus) e às representações sociais construídas no próprio campo local. Essas dinâmicas favorecem a construção de uma ambiência favorável à expressão musical criativa, ora como constructo de uma prática socialmente engendrada, ora como consequência espontânea de agrupamentos diversos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons