Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13126
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBringel, Renata Cristina da Silva-
dc.date.accessioned2019-01-29T14:36:22Z-
dc.date.available2018-06-15-
dc.date.available2019-01-29T14:36:22Z-
dc.date.issued2018-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13126-
dc.description.abstractThe present work intends to analyze the indications of representations of the feminine in the public instruction of Paraíba of Century XIX through the letters published in the newspapers and serials of the time. For this work we briefly discuss the "newspaper" support and its relationship with the cards as well as their characteristics and configurations. We analyzed six letters found in the periodicals published in the periodical period between 1850 and 1886, as well as the social context of the period through the newspaper's other writings, also seeking to understand the mentality and representations about the feminine gender in this period. period. For the analysis and representation of the clue of the feminine presence in such historical context, the contents of the epistles as already reported, we use the theoretical support offered by Roger Chartier through the New Cultural History, in the perspective of new objects, sources and approaches and for those who " the object of cultural history is to identify how a certain social reality is constructed, thought and given to read in different times and spaces "and also by Carlo Ginzburg and his proposal of investigation, for whom we could compare the wires that compose this search for the threads of a rug. "The coherence of the drawing is verifiable by running the carpet with its eyes in various directions." We intend here, through the analysis of these writings and strategies used to write letters in the newspapers, to evidence the signs of female social representations and practices in public education in the Empire in Paraíba.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Sylvana Mousinho (syllmouser@biblioteca.ufpb.br) on 2019-01-29T14:36:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 4215660 bytes, checksum: b0e1d2a3a959af47381fd0120aa2bad7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-29T14:36:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 4215660 bytes, checksum: b0e1d2a3a959af47381fd0120aa2bad7 (MD5) Previous issue date: 2018-03-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCartas nos jornaispt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectSéculo XIXpt_BR
dc.subjectInstrução públicapt_BR
dc.subjectLetters in newspaperspt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subject19th Centurypt_BR
dc.subjectPublic instructionpt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectRepresentações femininas - instrução públicapt_BR
dc.subjectEscrita epistolarpt_BR
dc.subjectJornais Paraibanos - século XIXpt_BR
dc.titleIndícios do feminino nas cartas nos Jornais da Paraíba no século XIX (1850 a 1886)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Severino Bezerra da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8286905684399911pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4600845498336802pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a analisar os indícios de representações do feminino na instrução pública da Paraíba do Século XIX através das cartas publicadas nos jornais e folhetins da época. Para esse trabalho abordamos brevemente o suporte “jornal” e sua relação com as cartas assim como suas características e configurações. Analisamos seis cartas encontradas nos jornais O Governista Paraibano , O Publicador e O Tempo publicadas no período compreendido entre 1850 e 1886, assim como o contexto social da época através dos outros escritos do jornal buscando também compreender a mentalidade e as representações acerca do gênero feminino nesse período. Para a análise e representação do indício da presença feminina em tal contexto histórico, o conteúdo das epístolas conforme já relatado, utilizamos o suporte teórico oferecido por Roger Chartier através da Nova História Cultural, na perspectiva de novos objetos, fontes e abordagens e para quem “o objeto da história cultural é identificar o modo como em diferentes tempos e espaços uma determinada realidade social é construída, pensada e dada a ler” e também por Carlo Ginzburg e a sua proposta de investigação indiciária, para quem poderíamos comparar os fios que compõem esta pesquisa aos fios de um tapete. “A coerência do desenho é verificável percorrendo o tapete com os olhos em várias direções”. Pretendemos aqui, por meio da análise destes escritos e estratégias utilizadas para escrever cartas nos jornais, evidenciar os indícios das representações e práticas sociais femininas na instrução pública no Império na Paraíba.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total4,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons