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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13139
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Wagner Leite-
dc.date.accessioned2019-01-29T21:30:40Z-
dc.date.available2019-01-29-
dc.date.available2019-01-29T21:30:40Z-
dc.date.issued2018-08-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13139-
dc.description.abstractThe main objective of this study is to analyze the information contained in the course evaluation reports, made available to the academic community and to the society, on the website of the Evaluation Committee (CPA) of the Federal University of Paraíba (UFPB). National System for the Evaluation of Higher Education (SINAES), in order to assist the CPA/UFPB in the orientations given to the coordination of courses in the procedures related to the evaluation of undergraduate courses and, in particular, to the on-site visits of the commissions of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). In this sequence, elements were identified to support the organization of course coordination in the conduct of reconnaissance and renewal visits for the recognition of courses. Thus, the data collection was performed through an exploratory research through the bibliographical and documentary survey. For that, the technique used to treat the data collected was the SWOT analysis (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats). As a result, it was noticed that the Political-Pedagogical Projects of the Courses (PPCs) should be revised and updated in order to comply with the current legislation, in particular the guidelines established by the National Commission for the Evaluation of Higher Education (CONAES) and INEP/MEC. We also noted the importance of making improvements regarding aspects related to library, accessibility and other physical facilities, since such indicators were notoriously poorly evaluated in on-site visits.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-01-29T21:30:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 13579265 bytes, checksum: fea5c2a21420cb95c73a16f0d1a17646 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-29T21:30:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 13579265 bytes, checksum: fea5c2a21420cb95c73a16f0d1a17646 (MD5) Previous issue date: 2018-08-08en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectCursospt_BR
dc.subjectSINAESpt_BR
dc.subjectUFPBpt_BR
dc.subjectCPApt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectCoursespt_BR
dc.subjectSINAESpt_BR
dc.subjectUFPBpt_BR
dc.subjectCPApt_BR
dc.titleAvaliação de Cursos a partir do Sinaes: uma contribuição à Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7195833831322050pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2622014367423112pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo principal o de analisar as informações contidas nos relatórios de avaliação de cursos, disponibilizados à comunidade acadêmica e à sociedade, no site da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a partir do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a fim de auxiliar a CPA/UFPB nas orientações dadas às coordenações de cursos nos procedimentos relativos à avaliação de cursos de graduação e, notadamente, no que se refere às visitas in loco das comissões do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Nesse seguimento, foram identificados elementos para subsidiar a organização das coordenações de cursos na realização das visitas de reconhecimento e renovação do reconhecimento de cursos. Assim, a coleta de dados foi realizada mediante pesquisa exploratória através do levantamento bibliográfico e documental. Para tanto, a técnica utilizada para o tratamento dos dados coletados foi a análise de SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats). Como resultados, percebeu-se a necessidade de que os Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos (PPCs) sejam revistos e atualizados, a fim de atenderem ao que dispõe a legislação vigente, notadamente às diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e INEP/MEC. Constatamos ainda a importância de serem realizadas melhorias quanto aos aspectos relativos à biblioteca, acessibilidade e demais instalações físicas, uma vez que tais indicadores foram notoriamente mal avaliados nas visitas in loco realizadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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