Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Geilza da Silva-
dc.date.accessioned2019-02-04T20:47:56Z-
dc.date.available2019-02-04-
dc.date.available2019-02-04T20:47:56Z-
dc.date.issued2018-05-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13215-
dc.description.abstractThe present dissertation, inserted in the research line of Teaching History and Historical Knowledge, aims to analyze the "place" of women in the Black Community of Senhor do Bonfim, located in the rural area of the city of Areia/PB. Emphasizing their contribution to the construction of the group identity, we will use the oral history in order to understand the relation between the black women with their land; their struggles and resistances based on the approach of their participation in the community and the territory. Concerning to the theoretical and methodological contribution we will be guided by the reflections brought by Maurice Halbwachs (1990) so that we can comprehend how the individual memory is linked to a collective memory; as well as Ecléa Bosi (1994) to understand the importance of the memory of the old for the construction of the history of the group; Tomaz Tadeu da Silva (2012) and Stuart Hall (2001, 2003) will help us to understand how it is built from the differences and according to the lived context; closer to Anthropology, a dialogue is established with Fredrik Barth (1998) and his thinking about ethnic groups and the formation of cultural boundaries. The concept of belonging to Jacques D'adesky (2001) linked to the territory from Rogério Haesbaert (1999, 2006) will be extremely important for our analysis considering the importance of the place where women live and especially their contributions in the constitution of an identity. Besides that, we use the concept of gender presented by Scott (1990), in order to understand how the social relations within the group are constructed. In view of the issues raised about our theme, we will use interviews, audiovisual sources, demographic census and institutional documents, relating them in a dialogical way to guide the way of our research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Sena da Silva (flaviasena.s@gmail.com) on 2019-02-04T20:47:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 4006571 bytes, checksum: ab0a8f93e81106f5ba2d0ec7b19cf55f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-04T20:47:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 4006571 bytes, checksum: ab0a8f93e81106f5ba2d0ec7b19cf55f (MD5) Previous issue date: 2018-05-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória da Paraíbapt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectTerritorialidades negraspt_BR
dc.subjectHistory of Paraíbapt_BR
dc.subjectQuilombola womenpt_BR
dc.subjectBlack territorialitiespt_BR
dc.titleMulheres quilombolas: território, gênero e identidade na comunidade negra Senhor do Bonfim, Areia/PB (2005-2018)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Flores, Elio Chaves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1339690499643152pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4015935307299683pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação inserida na linha de pesquisa Ensino de História e Saberes Históricos, tem por finalidade analisar o ?lugar? da mulher na Comunidade Negra Senhor do Bonfim, localizada na zona rural do município de Areia/PB. Salientando a sua contribuição na construção da identidade de grupo, faremos uso da historia oral a fim de compreender a relação das mulheres negras com a terra; as suas lutas e resistências com base na abordagem de sua participação na comunidade e no território. No que diz respeito ao aporte teórico e metodológico iremos nos nortear pelas reflexões trazidas por Maurice Halbwachs (1990) para que possamos compreender como a memória individual está atrelada a uma memória coletiva; bem como Ecléa Bosi (1994) para entendermos a importância da memória dos velhos para a construção da história do grupo; no que tange à construção da identidade, Tomaz Tadeu da Silva (2012) e Stuart Hall (2001, 2003) auxiliarão na percepção de como esta é fabricada a partir das diferenças e de acordo com o contexto vivido; mais próximo à antropologia, dialogamos com Fredrik Barth (1998) e o seu pensamento sobre os grupos étnicos e a formação das fronteiras culturais. O conceito de pertencimento de Jacques D‘adesky (2001) atrelado ao de território de Rogério Haesbaert (1999, 2006) serão de extrema importância para a nossa análise no que diz respeito à importância do lugar em que se vive para as mulheres e principalmente às suas contribuições na constituição de uma identidade. Além disso, nos valemos do conceito de gênero postas por Scott (1990), com o intuito de perceber como se constroem as relações sociais dentro do grupo.Tendo em vista as problemáticas levantadas acerca da nossa temática, faremos uso de entrevistas, fontes audiovisuais, censos e documentos institucionais, relacionando-os de maneira dialógica para nortear o caminhar da nossa investigação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total3,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons