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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLimeira, Josielle de Araujo-
dc.date.accessioned2019-02-05T11:57:23Z-
dc.date.available2018-11-05-
dc.date.available2019-02-05T11:57:23Z-
dc.date.issued2018-10-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13225-
dc.description.abstractHuman memory comprises a system composed of three subsystems: sensory memory, working memory and long-term memory. In this research, however, the focus will be on working memory (WM), which consists of a mechanism of human cognition, whose function is to store limited information for a short period of time. This component of human cognition is central to the mental processes underlying the processing of reading, and this is a fundamental activity in the academic life of students in general. Problems in reading skills resulting from low working memory capacity can cause student damages. Based on this conceptualization, this research analyzed the performance of undergraduate students of the Federal University of Paraíba (UFPB) and The Law enforcement Officials Course of the Military Police of Paraíba (CFO) in a Test of Span of Memory, aiming their individual capacity on working memory. The research developed here aimed to answer the following question: how is working memory capacity related to academic performance? As a theoretical basis, we use the memory model proposed by Baddeley & Hitch (1974), applying it to the processing of written language. It was an experimental research in which the volunteer students participated in an experiment called "Span of Memory", which, among other applications, also serves to measure working memory. The data obtained in this experiment were statistically correlated with the scores obtained by the participants in the evaluation of their academic performance, that is, their academic performance coefficient (CRA) in order to determine the degree of correlation between their individual working memory, their reading skills and their academic performance. The results pointed to a positive correlation, that is, the improvement of working memory increases the academic performance of the student.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-02-05T11:57:23Z No. of bitstreams: 1 JAL22102018.pdf: 449149 bytes, checksum: d98900bd558a6883bee1e73b483ba1f6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-05T11:57:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JAL22102018.pdf: 449149 bytes, checksum: d98900bd558a6883bee1e73b483ba1f6 (MD5) Previous issue date: 2018-10-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMemória de trabalhopt_BR
dc.subjectDesempenho Acadêmicopt_BR
dc.subjectProcessos Cognitivospt_BR
dc.titleMemória de Trabalho: uma análise de sua relação com o rendimento discente do ensino superior.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Neto, José Ferrari-
dc.description.resumoA memória humana compreende um sistema composto por três subsistemas: memória sensorial, memória de trabalho e memória de longo-prazo. Nesta pesquisa, no entanto, o foco será na memória de trabalho, que consiste em um mecanismo da cognição humana cuja função é armazenar informações limitadas por um curto período de tempo. Esse componente de cognição humana é fundamental para os processos mentais subjacentes ao processamento da leitura, e esta é uma atividade fundamental na vida acadêmica dos estudantes em geral. Problemas nas habilidades leitoras resultantes de baixa capacidade de memória de trabalho podem acarretar prejuízos aos estudantes. Com base nessa conceituação, esta pesquisa analisou o desempenho de estudantes de graduação da Universidade Federal da Paraíba e do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Paraíba em um Teste de Span de Memória, tendo em vista as diferenças individuais em sua capacidade de memória de trabalho. A pesquisa aqui desenvolvida visou responder ao seguinte questionamento: de que forma o desempenho acadêmico está relacionado com a memória de trabalho? Como embasamento teórico, recorremos ao modelo de memória proposto por Baddeley & Hitch (1974), aplicando-o ao processamento de língua escrita. Foi uma pesquisa experimental em que os alunos voluntários participaram em um experimento denominado “Span de Memória” que, dentre outras aplicações, também serve para mensurar a memória de trabalho. Os dados obtidos nesse experimento foram correlacionados estatisticamente com os escores obtidos pelos participantes na avaliação de seu desempenho acadêmico, qual seja o coeficiente de rendimento acadêmico (CRA), com vista a determinar o grau de correlação entre capacidades individuais de memória de trabalho, habilidades leitoras e desempenho acadêmico. Os resultados indicaram uma correlação positiva, isto é, um aumento na capacidade da memória de trabalho incrementa o rendimento acadêmico do estudante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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