Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13287
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDetmering, Edilza Maria Medeiros-
dc.date.accessioned2019-02-06T21:13:28Z-
dc.date.available2019-02-06-
dc.date.available2019-02-06T21:13:28Z-
dc.date.issued2018-04-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13287-
dc.description.abstractThis thesis aims at the ethnographic study on the formation and sociability of organized supporters of Sport Club do Recife. The object of this study is SPORTMANIA soccer fan club, which arose in the 1980s, was extinguished in the 1990s, and resurfaced in the late 2000s. The research was conducted with participants of the first and second fans formations, with a total of ten interlocutors (nine men and one woman) through participant observation and complementary semi-structured interviews. The ethnographic field basically comprised the Adelmar Costa Carvalho stadium in Ilha do Retiro, other dependencies of the club and some supporters’ residences. Also, as a field of interaction with the interlocutors, digital pathways such as e-mails and mobile messaging applications can be cited. In these spaces, we observed socialization, interaction, conflicts and hierarchies that permeate the relations of the team supporters. The reflections are based on a theoretical contribution that includes Simmel (1950) to think conflict and sociability, Magnani (2002) to think circuit and sociability and Lévi-Strauss (1986) to problematize totemism, among other authors. In this context, the characteristics of belonging to SPORTMANIA are highlighted in both fans formations, as well as the significance and importance that supporters attribute to having a "lion" as the team's mascot, considering the context of Pernambuco and Brazil. The importance of this ethnographic research lies in the study of the resurgence phenomenon, attesting that the fan club formation is based on the desire to cheer for the team, meet friends and socialize.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-02-06T21:13:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2207473 bytes, checksum: 2066f5bfca89d07fc6f3521d2e05fcd7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-06T21:13:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2207473 bytes, checksum: 2066f5bfca89d07fc6f3521d2e05fcd7 (MD5) Previous issue date: 2018-04-04en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociabilidadept_BR
dc.subjectTorcida organizadapt_BR
dc.subjectPertencimentopt_BR
dc.subjectSportmaniapt_BR
dc.subjectSociabilitypt_BR
dc.subjectSoccer fan clubpt_BR
dc.subjectBelongingpt_BR
dc.title"Leões" da sportmania: um estudo sobre a formação e a sociabilidade de uma torcida organizada do Sport Club do Recifept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Tella, Marco Aurélio Paz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9764530912212948pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3829113059136151pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo o estudo etnográfico sobre a formação e a sociabilidade de torcedores organizados do Sport Club do Recife. O objeto de estudo é a torcida organizada SPORTMANIA, que surgiu na década de 1980, foi extinta na década de 1990 e ressurgiu no final dos anos 2000. A pesquisa foi realizada com participantes da primeira e da segunda formação da torcida, num total de 10 interlocutores (nove homens e uma mulher) a partir da observação participante e de entrevistas semiestruturadas complementares. O campo etnográfico compreendeu basicamente o estádio Adelmar da Costa Carvalho na Ilha do Retiro, as demais dependências do clube e a residência de alguns torcedores. Ainda, como campo de interação com os interlocutores, podem ser citadas as vias digitais, como e-mails e aplicativos de mensagens via celular. Nesses espaços, observou-se socialização, interação, conflitos e hierarquias que permeiam as relações dos torcedores rubro-negros. As reflexões são embasadas em um aporte teórico que inclui Simmel (1950) para pensar conflito e sociabilidade, Magnani (2002) para pensar circuito e espaços de sociabilidade, e Lévi-Strauss (1986) para problematizar o totemismo, dentre outros autores. Nesse contexto, destacam-se as características do pertencimento à SPORTMANIA em ambas as formações da torcida, como também o significado e a importância que os torcedores atribuem a ter um “leão” como mascote do time, levando-se em conta os contextos pernambucano e brasileiro. A importância desta investigação etnográfica reside no estudo do fenômeno de ressurgimento da torcida em pauta, atestando que a sua formação se fundamenta no desejo de torcer pelo time, encontrar os amigos e se socializar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons