Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13290
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Darling de Lira-
dc.date.accessioned2019-02-06T21:29:34Z-
dc.date.available2019-02-06-
dc.date.available2019-02-06T21:29:34Z-
dc.date.issued2013-09-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13290-
dc.description.abstractThe dissertation "The Buscativa Rua and Rua: an anthropological analysis of programs of care to children and adolescents living on the streets in the city of Campina Grande / PB 'tries to examine the daily lives of educators who work in government organizations with children and adolescents "homeless" and analyze their conceptions and representations of this juvenile population. The purpose is to understand the look of these social actors, more specifically, the causes they attribute to the existence of this "social problem" and, thereafter, to reflect on the role of the service network in this specific context. To learn how to operate these programs that are part of the service network, was ethnographic study of everyday life in the street these educators and their relationships with the children and adolescents they serve. Considering the set of representations and conceptions presented, we identified the following figurative model of this social reality: "Children and adolescents living on the streets are victims and / or offenders"; "are a result of socio-economic policy of social exclusion", "are the children of poor parents and" dysfunctional family ". With the intention to achieve the proposed goal, through participant observation, social educators street were closely monitored, and, through them, sought to understand, in a way, the universe of children "street" and "on the street".pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-02-06T21:29:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2507719 bytes, checksum: 28ef343abf058f8edf6dda1f66f8153b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-06T21:29:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2507719 bytes, checksum: 28ef343abf058f8edf6dda1f66f8153b (MD5) Previous issue date: 2013-09-06en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCrianças e adolescente em situação de ruapt_BR
dc.subjectEducadores sociaispt_BR
dc.subjectRede de atendimentopt_BR
dc.subjectChildren and adolescents in the streetspt_BR
dc.subjectSocial educatorspt_BR
dc.subjectService networkpt_BR
dc.titleA buscativa na rua e da rua: uma análise antropológica da rede de atendimento às crianças e adolescentes em situação de rua no município de Campina Grande/ PBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Silvana de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0383359382532310pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4676483253243922pt_BR
dc.description.resumoA dissertação “A Buscativa na Rua e da Rua: uma análise antropológica dos programas de atendimento às crianças e adolescentes em situação de rua no município de Campina Grande / PB” procura averiguar o cotidiano de educadores sociais que atuam em organizações governamentais com crianças e adolescentes em “situação de rua” e analisar suas concepções e representações sobre esse público infanto-juvenil. O propósito é compreender o olhar destes atores sociais, mais especificamente, as causas que atribuem à existência desse “problema social” e, a partir daí, refletir sobre o papel da rede de atendimento neste contexto específico. Para conhecer como operam estes programas que fazem parte da rede de atendimento, foi realizado um estudo etnográfico do dia a dia desses educadores na rua e suas relações com as crianças e adolescentes que eles atendem. Considerando-se o conjunto de representações e concepções apresentadas, identificou-se o seguinte modelo figurativo desta realidade social: “crianças e adolescentes em situação de rua são vítimas e/ou delinquentes”; “são consequência da política sócio-econômica de exclusão social”; “são filhos de pais pobres e de “família desestruturadas”. Com a intenção de alcançar o objetivo proposto, por meio da observação participante, os educadores sociais de rua foram acompanhados de perto, e, por meio deles, buscou-se compreender, de certo modo, o universo infanto-juvenil “de rua” e “na rua”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons