Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBomfim, Eduardo Evangelista Costa-
dc.date.accessioned2019-02-06T21:39:05Z-
dc.date.available2019-02-06-
dc.date.available2019-02-06T21:39:05Z-
dc.date.issued2013-09-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13292-
dc.description.abstractCapoeira nowadays has established itself as a form of systematised knowledge of relative cohesion, which has around itself traditions and elements of Brazilian social life. This paper aims to understand how, through capoeira, bodily practices become formative elements of identity, and also understand how these practices reveal elements in the society, which are inscribed in the spirit of capoeira. Furthermore, others objectives are: map memory and ancestry in capoeira; investigate how corporeality through capoeira is established as tradition and organised knowledge, especially in the particularity of the group Gangara in Bahia, and finally analyse the baptism and exchange of strands as social situation. To access the ethnographic elements, it was used the literature, semi-structured interviews and participant observation as methodological tools. After the analysis, it was found that the body functions as the main catalyst of disputes and structuring of social values. The rituality establishes itself as marker and identifier of knowledge and ways of update social reminiscences, setting traditions through the agency of collective memory, which is mobilized through corporeality developed by capoeiristas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-02-06T21:39:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 5877507 bytes, checksum: 6945e073b11f3fc9b505071fbcaaab11 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-06T21:39:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 5877507 bytes, checksum: 6945e073b11f3fc9b505071fbcaaab11 (MD5) Previous issue date: 2013-09-12en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectRitos/rituaispt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectRites/ritualspt_BR
dc.title"A capoeira é tudo o que a boca come," representações sociais no batizado e troca de cordões no grupo Gangarapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Maristela Oliveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7202471430678926pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5008348667663723pt_BR
dc.description.resumoA capoeira na atualidade se consolida como forma de conhecimento sistematizado de coesão relativa, que tem em redor de si tradições e elementos da vida social brasileira. Este trabalho tem o objetivo de conhecer como, através da capoeira, as práticas corporais constituem-se em elementos formativos de identidades, compreender como estas práticas revelam elementos presentes na sociedade e inscritos no espírito da capoeiragem. Se objetiva aqui também: mapear a memória e a ancestralidade na capoeira; investigar como através da corporeidade a capoeira se estabelece enquanto tradição e conhecimento organizados, especialmente na particularidade do grupo Gangara na Bahia, e por fim analisar o batizado e troca de cordões como situação social. Para o acesso aos elementos etnográficos foram utilizados como ferramentas metodológicas o levantamento bibliográfico, entrevistas semiestruturadas e a observação participante. Após o percurso de análise observamos que o corpo funciona como principal catalizador das disputas e estruturação de valores sociais. A ritualidade se estabelece como demarcadora e identificadora de saberes e forma de atualização de reminiscências sociais, configurando tradições através do agenciamento da memória coletiva, por sua vez mobilizada por meio da corporeidade desenvolvida pelos capoeiristas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total5,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons