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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13298
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Joyce Henrique Barbosa de-
dc.date.accessioned2019-02-07T11:44:57Z-
dc.date.available2018-11-10-
dc.date.available2019-02-07T11:44:57Z-
dc.date.issued2018-10-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13298-
dc.description.abstractWith the arrival of the internet, human communication has undergone a great change, even more, with the advent of social networks. Due to the linguistic adjustments to these social and cultural movements, some ways of communication are forgotten and give way to others, thus new textual genres arise. In this evolution, the society witnessed the arrival of memes, humorous texts that are shared in social networks. In the last eight years, this type of humorous text has become as popular as the comic strips and cartoons. Despite its expressive popularity, searches about memes are still scarce. In this way, the present work aims to observe this genre in order to analyze how the intertextuality, the ambiguity and the breaking of expectations act in the construction of the humor of the memes. To do so, we performed a descriptive analysis of our corpus, made up of nine memes taken from Instagram. Our theoretical framework includes the contributions of scholars like Marcuschi (2008), Koch (2007, 2015) and Possenti (2010). Through the analysis, we conclude that the mentioned linguistic resources are effective in the humorous effect of memes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-02-07T11:44:57Z No. of bitstreams: 1 JHBL26102018.pdf: 1271762 bytes, checksum: a0fb3ef44752d5c6ba57deb4667e0127 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-07T11:44:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JHBL26102018.pdf: 1271762 bytes, checksum: a0fb3ef44752d5c6ba57deb4667e0127 (MD5) Previous issue date: 2018-10-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTexto humorísticopt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectAmbiguidadept_BR
dc.subjectQuebra de expectativaspt_BR
dc.subjectMemespt_BR
dc.titleRecursos semântico-textuais na construção do humor: uma análise do gênero meme.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferraz, Mônica Mano Trindade-
dc.description.resumoCom a chegada da internet, a comunicação humana sofreu uma grande mudança, mais ainda, com o advento das redes sociais. Em decorrência das adequações linguísticas a esses movimentos sociais e culturais, algumas formas de comunicação são esquecidas e dão lugar a outras, assim, surgem novos gêneros textuais. Nesta evolução, a sociedade assistiu à chegada dos memes, textos de cunho humorístico que são compartilhados nas redes sociais. Nos últimos oito anos, esse tipo de texto humorístico se tornou tão popular quanto as tirinhas e as charges. Não obstante sua expressiva popularidade, as pesquisas sobre os memes ainda são escassas. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo observar esse gênero, analisando como a intertextualidade, a ambiguidade e a quebra de expectativas atuam na construção do humor dos memes. Para tanto, realizamos uma análise descritiva de nosso corpus, constituído de nove memes retirados do Instagram. Nosso aporte teórico conta com as contribuições de estudiosos como Marcuschi (2008), Koch (2007, 2015) e Possenti (2010). Através da análise feita, concluímos que os recursos linguísticos citados são eficazes no efeito humorístico dos memes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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