Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13303
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHOLANDA, Karla Araújo Pinheiro de-
dc.date.accessioned2019-02-07T12:16:41Z-
dc.date.available2019-02-07T12:16:41Z-
dc.date.issued2018-10-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13303-
dc.description.abstractMorphological awareness has been investigated in order to find evidence of its effects on reading. The main objective of the present study is to investigate the relation of morphological awareness, morphological competence and reading through on-line tasks. For this we use a task of analogy of words (CF.JUSTI, 2009) and we observe the reading of derived words by university students who speak Brazilian Portuguese (PB), since it presents a greater correspondence between ortography and phonology. This linguistic ability requires the reader to have a clearer level of integration between morphological awareness and morphological competence. The results indicate that morphological awareness and morphological competence are important for the reading of words with more complex morphology in PB and need greater attention within linguistic studies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-02-07T12:16:41Z No. of bitstreams: 1 KAPM25102018.pdf: 332218 bytes, checksum: 75c388b17fb4832b7772d39a35a281b8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-07T12:16:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KAPM25102018.pdf: 332218 bytes, checksum: 75c388b17fb4832b7772d39a35a281b8 (MD5) Previous issue date: 2018-10-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCompetência Morfológicapt_BR
dc.subjectConsciência Morfológicapt_BR
dc.subjectMorfologiapt_BR
dc.subjectProcessamento da Leiturapt_BR
dc.titleA relação entre consciência morfológica e competência morfológica na leitura de palavras derivadas em português brasileiro.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Neto, José Ferrari-
dc.description.resumoA consciência morfológica tem sido investigada a fim de encontrar evidências de seus efeitos sobre a leitura. O objetivo principal do presente estudo é investigar a relação da consciência morfológica, competência morfológica e leitura por meio de tarefas on-line. Para isto utilizamos uma tarefa de analogia de palavras (CF. JUSTI, 2009) e observamos a leitura de palavras derivadas por alunos universitários falantes do Português Brasileiro (PB), já que este apresenta uma maior correspondência entre ortografia e fonologia. Esta habilidade linguística requer do leitor um nível de integração mais claro entre consciência morfológica e competência morfológica. Os resultados indicam que a consciência morfológica e a competência morfológica são importantes para a leitura de palavras de morfologia mais complexa em PB e precisam de uma maior atenção dentro dos estudos linguísticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAPM25102018.pdf324,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.