Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13322
Tipo: | TCC |
Título: | O trabalho com a oralidade nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: o gênero debate. |
Autor(es): | BARROS, Rauel Lázaro Nascimento Santos de |
Primeiro Orientador: | Melo, Maria de Fátima Benício de |
Resumo: | Neste trabalho, temos como objetivo principal analisar e desenvolver como se dá o ensino da oralidade no contexto escolar, por meio de atividades que abrange a capacidade oral dos alunos e a competência suficiente para se posicionarem diante de situações sociais reais, utilizando o gênero textual debate. Especificamente, objetivamos: a) desenvolver a capacidade crítica-reflexiva dos alunos, tomando como meio de atividade, o gênero oral debate regrado público; b) analisar como essa oralidade é construída na escola em face do planejamento anual das séries do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental II; c) estabelecer um contraponto entre letramento e oralidade, levando em consideração o letramento oral e desmistificando o letramento “escrito”; d) mostrar que o letramento oral acontece, também, na escola, e não apenas nos meios sociais em que os alunos estão inseridos e e) evidenciar a contribuição do ensino da oralidade no ensino-aprendizagem nas aulas de língua portuguesa. Para isso, desenvolvemos atividades com alunos matriculados no 9º ano do ensino fundamental II, na escola EMEF David Trindade, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa- PB, resultante da participação do aluno, enquanto estagiário, matriculado nas disciplinas de Estágio Obrigatório, do curso de Licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal da Paraíba. O interesse por esses estudos teve a origem, ao observar o quão difícil era os alunos se manifestarem ou participarem, de forma oral, das aulas de Português. Além disso, o ensino da oralidade ser escasso nas séries finais do ensino fundamental II, tendo em vista a contribuição dessa modalidade da linguagem para a construção do ser reflexivo e cidadão, que é objetivado pelos documentos oficiais. Como arcabouço teórico, utilizamos os seguintes autores: Antunes (2009), PCN´s (1998/2000), Cosson (2011), Marcushi (2008), Fávero (2005), Ong (1998), Bakhtin (2003), Meurer e Motta-Roth (2002), Soares (1998) e Rojo (2004). Toda a pesquisa foi planejada baseando-se no método da sequência básica de Cosson (2011). Partimos da leitura de um texto presente no livro didático da escola até o debate final diante de um júri simulado. A presente pesquisa, ao buscar analisar as formas orais de ensino na sala de aula e como os efeitos desse ensino impacta na aprendizagem desses alunos, assume uma grande relevância, tendo em vista a investigação do letramento oral e como esse letramento promove o desenvolvimento do aluno crítico-reflexivo proposto pelos PCN’s, além de torná-los participativos nas aulas de língua portuguesa. |
Abstract: | In this work, we have as main objective to analyze and develop how the teaching of orality is given in the school context, through activities that include the students' oral capacity and sufficient competence to position themselves before real social situations, using the textual gender debate . Specifically, we aim to: a) develop the critical-reflective capacity of the students, taking as a means of activity, the oral debate public debate; b) analyze how this orality is constructed in the school in the face of the annual planning of the series of the third and fourth cycles of elementary education II; c) establish a counterpoint between literacy and orality, taking into account oral literacy and demystifying "written" literacy; d) show that oral literacy also occurs in school, not only in the social environments in which students are inserted, and e) evidence the contribution of oral teaching in teaching-learning in Portuguese-speaking classes. For this, we developed activities with students enrolled in the 9th year of elementary education II, at the David Trindade EMEF school, located in the district of Mangabeira, João Pessoa, PB, resulting from the student's participation, as trainee, enrolled in the subjects of Mandatory Stage, of the licentiate course in Portuguese Letters of the Federal University of Paraíba. The interest in these studies had its origin in observing how difficult it was for the pupils to express themselves or participate in oral form of Portuguese classes. Moreover, the teaching of orality is scarce in the final grades of elementary school II, considering the contribution of this modality of language to the construction of the reflective and citizen being, which is objectified by official documents. As a theoretical framework, we used the following authors: Antunes (2009), PCN's (1998/2000), Cosson (2011), Marcushi (2008), Fávero (2005), Ong (1998), Bakhtin Motta-Roth (2002) and Red (2004). All the research was planned based on the basic sequence method of Cosson (2011). We started by reading a text present in the textbook of the school until the final debate before a simulated jury. The present research, when looking to analyze the oral forms of teaching in the classroom and how the effects of this teaching impact on the learning of these students, is of great relevance, considering the investigation of oral literacy and how this literacy promotes student development critical-reflexive approach proposed by the NCPs, in addition to making them participative in Portuguese-language classes. |
Palavras-chave: | Oralidade Letramento Gênero Textual Ensino/aprendizagem Língua Portuguesa |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13322 |
Data do documento: | 22-Out-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RLNSB22102018.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.