Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Edviges de Fátima Chaves de-
dc.date.accessioned2019-02-07T20:12:31Z-
dc.date.available2019-02-07-
dc.date.available2019-02-07T20:12:31Z-
dc.date.issued2016-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13347-
dc.description.abstractThe Higher Education comes as an essential part to bring professional qualification and improve the quality of individuals' lives. Despite all the advantages that professional qualification has to offer, there may be mishaps during the academic life that are often not overcome by the student / individual and result in the loosing of the aimed graduation. Moreover, in a range of four / five years, the relative rate of students graduating (input / output) is around 55 percent, and 30 percent in the distance learning. (MAIA, 2008). Several studies indicate possible causes of dropout, such as approval in another institution / course of major interest, retention in disciplines in the first four semesters of the course, lack of support and accompaniment of the student, academic deficiencies arising from Basic Education conflicting with the requirements of Higher Education. Especially about the lack of support and monitoring of the student, this work is based on the premise that collaborative learning activities, mainly when carried out in small groups and supported by elements that promote collaboration, present positive effects by increasing the ability of knowledge acquisition of students, reducing costs and promoting alternatives to solve the retention problem on disciplines. After the search and analysis of several theories/methods on collaborative learning, three approaches were chosen to be evaluated. Through some validation tests with users, it was measured that the applied strategies are in fact effective. The results pointed that the strategies may be applied to a computational resource to encourage collaboration among participants.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-02-07T20:12:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 5753929 bytes, checksum: 858255f65743b2b73f96c9400b9f8d57 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-07T20:12:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 5753929 bytes, checksum: 858255f65743b2b73f96c9400b9f8d57 (MD5) Previous issue date: 2016-08-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectColaboraçãopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectFormação de grupospt_BR
dc.subjectPequenos grupospt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectCollaborationpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectGroup formationpt_BR
dc.subjectSmall groupspt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.subjectLearning objectspt_BR
dc.titleProposta de objetos de aprendizagem para uso de estratégias de colaboração em pequenos grupos de estudopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Siebra, Clauirton de Albuquerque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7707799028683443pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5766069959371634pt_BR
dc.description.resumoA Educação Superior vem como peça essencial para trazer qualificação profissional e melhorar a qualidade de vidas dos indivíduos. Apesar de todas as vantagens que a qualificação profissional tem a oferecer, podem ocorrer percalços durante a vida acadêmica que, muitas vezes, não são superados pelo discente/indivíduo e resultam na desistência do sonhado diploma. Na faixa de tempo entre quatro/cinco anos, a taxa relativa de estudantes egressos (saída / entrada) é por volta de 55% na formação tradicional. Esta mesma taxa fica em torno de 30% na modalidade de ensino a distância (MAIA, 2008). Diversos estudos indicam possíveis causas da evasão, tais como aprovação em outra instituição/curso de maior interesse, reprovação em disciplinas nos quatro primeiros semestres do curso, falta de apoio e acompanhamento do discente, deficiências acadêmicas advindas da Educação Básica entrando em conflito com as exigências do Ensino Superior. Especialmente sobre a falta de apoio e acompanhamento do discente, o presente trabalho baseia-se na premissa de que as atividades de aprendizagem colaborativa, principalmente quando realizadas em pequenos grupos e apoiados por elementos que promovam a colaboração, têm efeitos positivos, aumentando a capacidade de aquisição de conhecimento dos estudantes, reduzindo custos e promovendo alternativas para solucionar o problema de retenção em disciplinas. Assim, após buscar o entendimento sobre teorias/métodos colaborativos, foram definidas três estratégias que possam ajudar a solucionar essa realidade. A partir de alguns testes de validação com participantes, foi mensurado se as estratégias aplicadas se mostraram efetivas. Os resultados apontaram que as estratégias de colaboração poderão ser aplicadas em um recurso computacional de modo a incentivar a colaboração entre os participantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total5,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons