Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1334
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Luana da Silva.-
dc.date.accessioned2016-09-28T18:48:00Z-
dc.date.available2016-09-28T18:48:00Z-
dc.date.issued2016-09-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1334-
dc.description.abstractThis work comprises a qualitative study of analytical nature that aimed to analyze the performance of students in higher education when solving problems involving Rational Numbers in fraction form. Theoretically we based our work on Gérard Vergnaud's Conceptual Fields Theory and the contributions of George Polya on Problem-solving. We evaluated from the perspective of the National Curriculum Parameters, objectives and contents related to Rational Numbers, and from these, we formulated, applied and analyzed an investigative survey which carried questions on the subject mentioned. As a result, we concluded that the surveyed students show performances much lower than expected, considering that the universe of these students is that one of new arrivals in Mathematics Course, and the instrument of our data collection was designed with questions ranging from easy to medium level, which explored the curriculum goals of elementary school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Antonio Valentim (carloshot85@gmail.com) on 2016-09-28T18:48:00Z No. of bitstreams: 1 LSS28092016.pdf: 952609 bytes, checksum: 511861c6d4ec17c42c8a032b3412be19 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-28T18:48:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LSS28092016.pdf: 952609 bytes, checksum: 511861c6d4ec17c42c8a032b3412be19 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, PB: 2014.-
dc.subjectNúmeros racionaispt_BR
dc.subjectTeoria dos campos conceituaispt_BR
dc.subjectResolução de problemas matemáticospt_BR
dc.subjectRational numbers-
dc.subjectConceptual field theory-
dc.subjectMathematical problem solving-
dc.titleAs contribuições da teoria dos campos conceituais de Vergnaud para o conceito de número racional e suas aplicações.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rêgo, Rogéria Gaudencio do.-
dc.description.resumoEste trabalho compreende um estudo qualitativo de natureza analítica que teve como principal objetivo analisar o desempenho de alunos do Ensino Superior na resolução de problemas envolvendo Números Racionais na forma fracionária. Fundamentamos teoricamente nosso trabalho na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud e nas contribuições de George Polya, quanto a Resolução de Problemas. Avaliamos, sob a ótica dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os objetivos e os conteúdos referentes aos Números Racionais e, a partir deste, formulamos, aplicamos e analisamos um questionário investigativo que portava questões sobre a temática referida. Como resultado de nossa análise, concluímos que os alunos pesquisados mostram um desempenho muito abaixo do esperado, considerando que o universo destes é o dos recém ingressos no Curso de Matemática e que o instrumento de nossa coleta de dados foi elaborado com questões de nível fácil a médio, as quais exploravam os objetivos curriculares do Ensino Fundamental.-
dc.publisher.departmentMatemática-
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSS28092016.pdf930,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.