Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13399
Tipo: TCC
Título: Análise modal e estrutural de um chassi de motocicleta
Autor(es): Silva, Lucas Guimaraes da
Primeiro Orientador: Veronese, Jean Pierre
Resumo: O objetivo deste estudo é o de analisar o comportamento de um chassi de uma motocicleta por meio de simulação, fazendo análise estática estrutural e modal, tomando como resultados a deformações e tensões. Anteriormente, para a obtenção de informações referentes às características mecânicas do quadro de motocicleta, ensaios destrutivos eram realizados. Esse procedimento apresenta alto custo uma vez que para cada ensaio, um chassi é descartado. Sabe-se que o estudo prévio a partir de uma análise modal possibilita determinar quais as frequências naturais de um sistema mecânico enquanto as estruturas estão sendo projetadas. A obtenção desses dados é relevante devido ao fato de que a partir desses é possível saber como o chassi se comportará nos seus modos de vibrar, tendo noção se a estrutura será válida ou não numa aplicação real, tendo como base a relação entre a frequência natural e a ressonância. Os softwares comerciais ANSYS® e SOLIDWORKS® foram utilizados neste trabalho como ferramenta auxiliar para obtenção das frequências naturais e modos de vibração das estruturas analisadas. Usando a modelagem matemática, por meio do método de elementos finitos, foi possível observar a parte do chassi que apresentou maior valor de deformação e a parte que apresentou maior valor de tensão de Von-Misses, seja na análise modal ou na análise estrutural após a simulação. A adição de um reforço em treliça foi proposto para estudar o comportamento dos esforços. Simulando situações de colisão à velocidade de 42m/s (151km/h) e 53m/s (191km/h), e variando os ângulos e velocidades de saída, foi possível afirmar que a treliça mostrou-se como uma possibilidade viável à dissipação de esforços na estrutura. Estes dados servirão de parâmetros de partida para escolha e construção do chassi da equipe Motostudent da Universidade Federal da Paraíba.
Abstract: The objective of this study is to analyze the behavior of a chassis of a motorcycle through simulation, making structural and modal analysis, taking as results the deformations and tensions. Previously, to obtain information regarding the mechanical characteristics of a motorcycle chassis, destructives tests were performed. This procedure presents a high cost since for each test, a chassis is discarded. It is known that the previous study from a modal analysis makes it possible to determine the natural frequencies of a mechanical system while the structures are being designed. The data collection is relevant due to the fact that the chassis will behave in its modes of vibration, having notion if the structure will be valid or not in an actual application, based on the relation between the natural frequency and resonance. The ANSYS® and SOLIDWORKS® comercial software were used as auxiliary tool to obtain the natural frequencies and modes of vibration of the analyzed structure. Using the mathematical modeling, with the finite element method, it was possible to observe which part of the chassis showed the highest value of deformation and which part presented the highest Von-Mises’s stress, be it on the modal or the structural analysis after the simulation. Such problems were solved by adding a truss reinforcement. Simulating collision scenarios at speeds of 42m/s and 53m/s, the latter with reinforcement, and varying the exit angles and speeds, it is possible to state that the truss showed itself as a viable option to the dissipation of the efforts in the structure. These data will serve as starting parameters for the choice and construction of the chassis of the Motostudent team of the Federal University of Paraíba.
Palavras-chave: Analise estrutural
Motocicleta
Chassi
Modal
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Mecânica
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13399
Data do documento: 9-Jul-2018
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LGS10072018.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.