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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13403Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lima, Victor Araújo de | - |
| dc.date.accessioned | 2019-02-12T17:44:17Z | - |
| dc.date.available | 2018-06-25 | - |
| dc.date.available | 2019-02-12T17:44:17Z | - |
| dc.date.issued | 2018-05-25 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13403 | - |
| dc.description.abstract | This work presents an analysis of the premature surface wear suffered by two cast iron spur gears manufactured in 1940 driven by a SAE 4340 forged steel pinion with surface hardness between 50 and 54 HRC. This transmission is responsible to active a Monte Alegre sugarcane mill. In this investigation was observed that the cause of the gear wear surface is his low resistance in relation to the pinion’s resistance evidenced by visual inspection, gear surface hardness measurement by a portable durometer and surface resistance calculations provided by the American Gear Manufacturers Association (AGMA). In this way it was possible to determine the number of cycles that the gears support before they present the 1st failure signals, the time required to perform these cycles, the required face width to withstand such contact tension and lastly that these gears do not have a recommended safety level. The study concludes that the gears need to make a thermal treatment for the surface hardening in the teeth or appropriate material selection of the gear, in order to obtain a surface resistance compatible to the pinion, ensuring a good life for all system components. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2019-02-12T17:44:17Z No. of bitstreams: 1 VAL25062018.pdf: 3457202 bytes, checksum: 9f9fa28c290e966aab63cdd36d3444c2 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-02-12T17:44:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VAL25062018.pdf: 3457202 bytes, checksum: 9f9fa28c290e966aab63cdd36d3444c2 (MD5) Previous issue date: 2018-05-25 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | desgaste superficial, | pt_BR |
| dc.subject | dureza superficial, | pt_BR |
| dc.subject | vida útil | pt_BR |
| dc.title | Análise do desgaste superficial prematuro sofrido por engrenagens utilizadas no acionamento de uma moenda de cana de açúcar | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Almeida, José Gonçalves de | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma análise do desgaste superficial prematuro sofrido por duas engrenagens de dentes retos fabricadas no ano de 1940 em aço fundido, acionadas por um pinhão de aço forjado SAE 4340 com dureza superficial entre 50 e 54 HRC. Este sistema de transmissão é responsável pelo acionamento de moendas de cana-de-açúcar da Usina Monte Alegre. Dentro do contexto dessa investigação, foi observado que a causa desse desgaste é a baixa resistência superficial das engrenagens em relação à resistência do pinhão, evidenciada por inspeção visual, medição da dureza superficial dos dentes das engrenagens através de um durômetro portátil e pelos cálculos de resistência a fadiga superficial fornecidos pela AGMA (American Gear Manufacturers Association). Desta forma foi possível determinar o número de ciclos que as engrenagens suportam antes que apresentem os 1º sinais de falha, o tempo necessário para realizar estes ciclos, a largura de face necessária para suportar tais níveis de tensão de contato e por último que estas engrenagens não possuem vida útil com nível de segurança recomendado. O estudo conclui pela necessidade de se fazer um tratamento térmico para o endurecimento superficial nos dentes ou seleção adequada de material para as engrenagens, afim de se obter uma resistência superficial compatível com a do pinhão garantindo -se, assim, uma boa vida útil para todo o sistema. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Engenharia Mecânica | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Mecânica | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VAL25062018.pdf | 3,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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