Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, André Luiz Santos de.-
dc.date.accessioned2019-02-14T13:48:38Z-
dc.date.available2018-12-05-
dc.date.available2019-02-14T13:48:38Z-
dc.date.issued2018-11-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13421-
dc.description.abstractCurrently, investing in resources that control the quality control of the production processes has become a differential of the companies to increase the efficiency of the processes, reducing the use of resources, eliminating the wastes and reducing the failures. And, in the quest for quality products and processes, organizations start using a plethora of so-called quality tools like 5S's and 5W2H. These tools consist of a series of actions aimed at transforming the work environment, allowing to identify the most important routines, detecting the problems and pointing out solutions. In this sense, the objective of the study is to apply quality tools as a strategy to improve the work environment of the workshop of a car company in the city of João Pessoa-PB. The study adopts as a methodological approach the case study, since it is a descriptive and exploratory research. The object of study is the workshop sector of a vehicle company where the critical points were analyzed in the development of the activities, in the organization of the work area, idleness in the activities and in the time of revision of the vehicles. The main results indicate improvements in employee satisfaction, involving them in the organization of the work area, general well-being, motivation, collaboration and knowledge related to the 5S program. After 5S and 5W2H, a reduction in the time of the review process was observed, revealing a huge increase in productivity, better attendance below standard time, increase in quality of service, reduction of costs and increase the ability to schedule more vehicle revisions per day. It can be concluded that the tools can be very useful as techniques for the quality control, investigation of defects and explanation of the characteristics involved, since they provide a quick and easy interpretation of the occurrences.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2019-02-14T13:48:38Z No. of bitstreams: 1 ALSA05122018.pdf: 1645050 bytes, checksum: e01bc43b261a0fbe1d650fe161fbf869 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-14T13:48:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALSA05122018.pdf: 1645050 bytes, checksum: e01bc43b261a0fbe1d650fe161fbf869 (MD5) Previous issue date: 2018-11-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.subjectFerramentas da qualidadept_BR
dc.subjectQualidade em processospt_BR
dc.subjectProdutividadept_BR
dc.titleImplantação das ferramentas 5S e 5W2H como plano de ação no setor de oficina em uma empresa de automóveis na cidade de João Pessoa-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Anjos, Ivson Ferreira dos-
dc.description.resumoAtualmente, investir em recursos que tangem o controle de qualidade dos processos produtivos tem-se tornado um diferencial das empresas no sentido de aumentar a eficiência dos processos, reduzindo a utilização de recursos, eliminado os desperdícios e reduzindo as falhas. E, na busca pela qualidade de produtos e processos, as organizações passam a utilizar uma infinidade das chamadas ferramentas da qualidade como o 5S e 5W2H. Estas ferramentas consistem em uma série de ações direcionadas a transformar o ambiente de trabalho, permitindo identificar as rotinas mais importantes, detectando os problemas e apontando soluções. Nesse sentido, o objetivo do estudo é aplicar ferramentas da qualidade como estratégia de melhoria do ambiente de trabalho da oficina de uma empresa de automóveis na cidade de João Pessoa-PB. O estudo adota como abordagem metodológica o estudo de caso, por tratar-se de uma pesquisa descritiva e exploratória. O objeto de estudo é o setor da oficina de uma empresa de veículos onde foram analisados os pontos críticos no desenvolvimento das atividades, na organização da área de trabalho, ociosidade nas atividades e, no tempo de revisão dos veículos. Os principais resultados alcançados apontam as melhorias na satisfação dos colaboradores, envolvendo-os na organização da área de trabalho, bem-estar geral, motivação, colaboração e conhecimento relacionado ao programa 5S. Na revisão dos veículos verificou-se após a aplicação do 5S e 5W2H uma redução no tempo do processo de revisão apontando um enorme aumento de produtividade, melhor atendimento abaixo do tempo padrão, aumento na qualidade do serviço, redução de custos e, aumento da capacidade de agendar mais revisões de veículos por dia. Conclui-se assim que as ferramentas podem ser muito úteis como técnicas para o controle da qualidade, investigação de defeitos e explanação das características envolvidas, pois proporcionaram uma visualização rápida e de fácil interpretação das ocorrências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Produção Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALSA05122018.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.