Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13433
Tipo: | TCC |
Título: | Percepção dos alunos quanto à utilização do software SolidWorks em uma disciplina de projeto de produto |
Autor(es): | Rodrigues, Matheus Bezerra |
Primeiro Orientador: | Borges, Fábio Morais |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a utilização de um software CAD – Computer Aided Design, traduzido por desenho assistido por computador, em uma disciplina de Projeto de Produto dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Produção Mecânica. Para proporcionar um ambiente prático de concepção de produto foram realizadas aulas básicas de modelagem no software SolidWorks, utilizando ferramentas e recursos para modelar e montar um produto. Para montagem das aulas será apresentado como se deu a escolha do produto e do software, além da construção das aulas e as etapas da construção do produto utilizando a modelagem digital. Foi realizado um estudo breve das tecnologias de impressão 3D contendo a forma na qual realiza o procedimento de impressão e também foram descritas algumas vantagens e desvantagens de cada tipo de máquina. Este trabalho de conclusão se dispõe a apresentar linhas e métodos que são utilizados para a geração de conhecimento. Como o professor pode criar um clima organizacional que realmente agrega valor aos discentes tanto acadêmico como profissional. Por fim este trabalho dedicou-se a analisar os impactos relacionados a construção da aula ministrada de SolidWorks pelos monitores. Foi montado um questionário para a geração de dados suficientes com a finalidade de estudar a percepção dos alunos perante software utilizado. |
Abstract: | This paper presents the use of CAD - Computer Aided Design software, in a Product Design discipline of the Production Engineering and Mechanical Production Engineering courses. To provide a practical product design environment, basic modeling lessons were performed in SolidWorks software, using tools and resources to model and assemble a product. For the setting of the classes will be presented how the product and the software were chosen, as well as the construction of the classes and the stages of product construction using digital modeling. A brief study of the 3D printing technologies was developed containing the way in which the printing procedure was performed and some advantages and disadvantages of each type of machine were also described. This final paper is arranged to present lines and methods that are used for the generation of knowledge. How the teacher can create an organizational environment that really adds value to both academic and professional learners. Finally, this work was dedicated to analyze the impacts related to the construction of the class of SolidWorks given by the monitors. A questionnaire was set up to generate data aiming to examine the student’s perception of the software used. |
Palavras-chave: | Processo de Desenvolvimento do Produto Projeto de Produto Educação em Engenharia Impressora 3D |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO MECÂNICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Engenharia de Produção |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13433 |
Data do documento: | 18-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia de Produção Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MBR04122017.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.