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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13436
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLucas, Ruan Eduardo Carneiro-
dc.date.accessioned2019-02-14T16:35:29Z-
dc.date.available2017-11-29-
dc.date.available2019-02-14T16:35:29Z-
dc.date.issued2017-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13436-
dc.description.abstractUnderstanding the thermal relation that exists between the individual and an environment is important when one wants to analyze how the existent conditions propitiate the accomplishment of the activities of efficient form. In schools and universities it is no different and understanding how students feel about their work environment becomes a key educational role. Therefore, the objective of this monograph is to evaluate the thermal comfort of students in teaching environments with Video Display Terminals (VDTs) of Technology Centers of Higher Education Institutions (IES) in different regions of Brazil. For this, six experiments were carried out in environments located in the North, Northeast, South and Southeast regions of Brazil. Each environment was analyzed during three consecutive days, where a type of thermal condition (Cold Discomfort, Comfort, and Heat Discomfort) was proposed for each day by setting the temperature of the air conditioners. In the three days were measured the environmental parameters, such as Air temperature; air speed; radiant temperature; relative humidity through a TGD-300 thermal stress meter and a BABUC microclimatic station. In parallel, a questionnaire was applied on the thermal perception (comfort, sensation and thermal desire) of the students regarding the proposed conditions. This made it possible to observe that the students' adaptability with their respective regions influenced the results obtained. This is assumed because the environments located in the northeast region did not present significant differences in the distribution of thermal sensation; in addition, these samples showed similar thermal desire. On the other hand, it was verified that the chance of feeling discomfort by increasing 1 ° C of air temperature was higher in the environments of the South and Southeast. Finally, it was concluded that for a short period of time the students of the northeast region tend to be in comfort for a lower temperature range than the other analyzed environments.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2019-02-14T16:35:29Z No. of bitstreams: 1 RECL29112017.pdf: 2250132 bytes, checksum: 2d716246e3d0e2b9d0a314862418632e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-14T16:35:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RECL29112017.pdf: 2250132 bytes, checksum: 2d716246e3d0e2b9d0a314862418632e (MD5) Previous issue date: 2017-11-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectConforto térmico.pt_BR
dc.subjectPercepção térmica. .pt_BR
dc.subjectEstudantes.pt_BR
dc.subjectAmbiente de ensino.pt_BR
dc.subjectVDTpt_BR
dc.titleConforto térmico em ambientes de ensino com VDT em diferentes regiões brasileiraspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Luiz Bueno da-
dc.description.resumoEntender a relação térmica que existe entre o indivíduo e um ambiente é importante quando se quer analisar como as condições existentes propiciam a realização das atividades de forma eficiente. Em escolas e universidades não é diferente, e entender como os estudantes sentem-se com relação ao seu ambiente de trabalho tornase fundamental no âmbito educacional. Diante disso, o objetivo desta monografia é avaliar o conforto térmico dos estudantes em ambientes de ensino com Video Display Terminals (VDTs) de Centros de Tecnologia de Instituições de Ensino Superior (IES) em diferentes regiões do Brasil. Para isso, foram realizados seis experimentos em ambientes localizados nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil. Cada ambiente foi analisado durante três dias consecutivos, no qual foi proposto um tipo de condição térmica (Desconforto por frio; Conforto; e Desconforto por calor) para cada dia através da fixação da temperatura dos aparelhos de ar-condicionado. Nos três dias foram mensurados os parâmetros ambientais, como temperatura do ar, velocidade do ar, temperatura radiante, umidade relativa através de um medidor de estresse térmico TGD- 300 e uma estação microclimática BABUC. Em paralelo, aplicou-se um questionário acerca da percepção térmica (conforto, sensação e desejo térmico) dos estudantes quanto às condições propostas. Feito isso, observou-se que a adaptabilidade dos estudantes com suas respectivas regiões influenciou nos resultados obtidos. Assume-se isso pois os ambientes localizados na região Nordeste não apresentaram diferenças significativas na distribuição de sensação térmica. Além disso, essas amostras apresentaram desejo térmico similar. Por outro lado, verificou-se que a chance de sentir desconforto mediante aumento de 1° C da temperatura do ar foi maior nos ambientes da região sul e sudeste. Por fim, concluiu-se que para um período curto de tempo os estudantes da região nordeste tendem a estar em conforto para uma faixa de temperatura menor do que os dos outros ambientes analisados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

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