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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13438
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Tamara Grisi-
dc.date.accessioned2019-02-14T16:47:19Z-
dc.date.available2017-12-04-
dc.date.available2019-02-14T16:47:19Z-
dc.date.issued2017-11-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13438-
dc.description.abstractT Corporations have been increasing their competitive advantages and looking for new tools and methodologies to keep their business up to date. Quality management emerged from the necessity of industries to manage its own processes to increase quality and decrease costs. Due to highly competitive market, companies needed to change their ways to improve their performance, so they created normative models to help the implementation of good managerial practices. MEG (Management excellence model) is the national guide to good managerial practices and for the last 26 years has been made significant contributions to keep Brazilian organizations competitive, awarding them prizes for excellence. At the same time some market segments such as the health sector, created its own methodologies and guides to absorb those concepts of good practices, and to identify and ensure the sector was keeping up with these standards, ONA (National Accreditation Organization) was created. This study uses a framework, based on comparative analysis applied to a case study to compare methodologies. Based on the results it was possible to identify three major elements that represent ONA standards. The study is supported by the MEG evaluation on Alpha Hospitalpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2019-02-14T16:47:19Z No. of bitstreams: 1 TGR04122017.pdf: 1365141 bytes, checksum: 2ef7d3ab0f3a8f6d1f0b336ba1bd1afd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-14T16:47:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TGR04122017.pdf: 1365141 bytes, checksum: 2ef7d3ab0f3a8f6d1f0b336ba1bd1afd (MD5) Previous issue date: 2017-11-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAcreditação Hospitalar.pt_BR
dc.subjectMEG.pt_BR
dc.subjectONA.pt_BR
dc.subjectGestão da Qualidade.pt_BR
dc.subjectFramework.pt_BR
dc.subjectAnálise Comparativa.pt_BR
dc.titleEstudo comparativo sobre as metodologias do modelo de excelência em gestão e da organização nacional da saúde por meio de um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Bessa, Lígia de Oliveira Franzos-
dc.description.resumoOs modelos de gestão foram elaborados a fim de auxiliar no desenvolvimento das organizações de todo o mundo e de todos os setores. Alguns desses modelos foram elaborados com foco específico para alguns segmentos do mercado. A Acreditação Hospitalar é um exemplo desse caso. Onde através de uma sequência de orientações e padrões, busca desenvolver a gestão da qualidade das instituições de saúde com o objetivo de melhorar a assistência médica e mitigar as imperícias médicas. O seguinte estudo visa, por meio de um estudo de caso, verificar se a utilização do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) auxiliará as instituições de saúde a conseguir a certificação da Organização Nacional da Qualidade por meio da aplicação dos seus oito fundamentos. A fim de aprofundar o estudo utilizou-se do método de comparação de modelos (framework), da análise comparativa entre os fundamentos do MEG e as orientações da ONA. Com os resultados obtidos a partir dessas metodologias, foi possível identificar os três fundamentos que mais contemplavam orientações do primeiro nível da acreditação. A sua veracidade foi testada na aplicação da avaliação do MEG 21 no hospital estudo de caso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

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