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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1343
Tipo: TCC
Título: Gestão documental e tomada de decisão em empresas privadas
Autor(es): DIAS, José Eudes Rangel
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir o processo de planejamento, organização, guarda e gestão de arquivos empresariais, constatar qual a percepção do empresário em relação à memória da empresa. Apresentar uma revisão teórica dos principais conceitos e normas internacionalmente adotadas na organização de arquivos. Estabelecendo-se a necessidade de realizar, mais do que uma simples organização de documentos, mais sim, uma gestão documental que promova à entidade a facilidade na recuperação dos documentos, bem como zelar por materiais de ordem histórica e de prova para a empresa, e com isso discutir a importância do planejamento estratégico, tático e operacional na gestão de arquivos. Essa pesquisa se caracteriza como uma pesquisa-ação prática, um estudo de caso com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados através da observação in loco e da aplicação de questionário semi-estruturado, na Empresa Alfa, atuante no mercado de concessionárias dos serviços de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa, a cerca de 23 anos. O seu quadro de funcionários conta com 110 profissionais, distribuídos em sete setores: Gerência Administrativa; Tesouraria; Contabilidade; Departamento de Pessoal; Planejamento; Relações Pública; e Tecnologia da Informação - Bilhetagem Eletrônica. Possui um grande fluxo informacional e frequentes tomadas de decisões importantes relacionadas as informações contidas em seu acervo.O ambiente de pesquisa foi a Empresa Alfa, mais precisamente o arquivo dos setores financeiros como Tesouraria, Contabilidade e Setor de Pessoal.
Abstract: The objective of this paper is to present and discuss the process of planning, organization, storage, and management of business files, note that the perception of the employer in respect to the memory of the company. Present a theoretical review of key concepts and standards adopted internationally in file organization. Establishing the need to conduct more than a simple organization of documents, but rather a document management that promotes the body to ease the recovery of documents and ensure the historical order materials and evidence for the company, and with that discuss the importance of strategic, tactical and operational planning in the file management. This research is characterized as a practical action research, a case study with a qualitative approach, data were collected through on-site observation and the application of semi-structured questionnaire, in Alpha Company, operating in the market of dealers Transport services Urban Public João Pessoa, about 23 years. Your staff has 110 professionals in seven sectors: Administrative Management; Treasury; Accounting; Department of Personnel; Planning; Public relations; and Information Technology - Electronic Ticketing. It has a large information flow and frequent taken important decisions related information contained in your acervo. O research environment was the Alpha Company, specifically the file financial sectors as Treasury, Accounting and Personnel Office.
Palavras-chave: Gestão documental
Arquivos empresariais
Preservação de documentos
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1343
Data do documento: 28-Set-2016
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Arquivologia

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