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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13459
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Lucas da Silva-
dc.date.accessioned2019-02-15T12:11:37Z-
dc.date.available2017-12-04-
dc.date.available2019-02-15T12:11:37Z-
dc.date.issued2017-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13459-
dc.description.abstractT The information revolution brought about by technological evolution has enabled advances in the world of production and knowledge, creating the era of the internet and enabling the elaboration of programs capable of performing extremely difficult and complex calculations in seconds, as well as products that store thousands of data in microchips, reducing the space of use of data and enabling speed and improvement in the work. The management information systems aim to facilitate the operational procedures of execution in the organizations, allowing a better understanding of the data. The objective of this work was to analyze the impact of the implementation and use of the SIGAA system (Integrated Management System for Academic Activities) at the Federal University of Paraíba / UFPB, based on the analysis of the use of management information systems in the scope administrative and academic institutions in higher education institutions. The work deals with a research carried out with the students of the production engineering course of the UFPB, Campus I and with the managers responsible for the implementation of the system. Questionnaires containing evaluative questions about the meaning of the new system were elaborated among students and managers. The tool of the analysis of the answers was to the scale of Likert that evaluates the level of acceptance of the users by a service or product. During the migration from the SCA to the SIGAA, it was possible to observe differences based on the decentralization of tasks by the servers, teachers, students and increase in the grouping, classification and data security. As a result, the work provided an acceptance analysis regarding the use of the new system implemented in the UFPB, considering the changes and improvements in the information speed, greater decentralization of the tasks, better treatment of the data and greater scope of use for other sectors of the universitypt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Oneida Pontes (o-dpontes@ig.com.br) on 2019-02-15T12:11:37Z No. of bitstreams: 1 LSP04122017.pdf: 888677 bytes, checksum: de8b966d470a9c467cac55867c3102d2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-15T12:11:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LSP04122017.pdf: 888677 bytes, checksum: de8b966d470a9c467cac55867c3102d2 (MD5) Previous issue date: 2017-11-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEvolução tecnológicapt_BR
dc.subjectSistemas de Informações Gerenciais Descentralizaçãopt_BR
dc.titleSistemas de informações gerenciais: um estudo sobre a implantação do sigaa na universidade federal da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Salgueiro, Marilene-
dc.description.resumoO A revolução informacional advinda da evolução tecnológica possibilitou avanços no mundo da produção e do conhecimento criando a era da internet e possibilitando a elaboração de programas capazes de realizar cálculos extremamente trabalhosos e complexos em apenas segundos, além de produtos que armazenam milhares de dados em microchips, reduzindo o espaço de utilização de dados e viabilizando rapidez e melhoria no trabalho. Os sistemas de informações gerenciais têm como objetivo facilitar os procedimentos operacionais de execução nas organizações, possibilitando uma melhor compreensão dos dados. O objetivo desse trabalho de conclusão de curso foi analisar o impacto da implantação e utilização do sistema SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas) na Universidade Federal da Paraíba/UFPB, tomando como fundamento a análise da utilização dos sistemas de informações gerenciais no âmbito administrativo e acadêmico em instituições de ensino superior. O trabalho trata de uma pesquisa realizada com os alunos do curso de engenharia de produção da UFPB, Campus I e junto aos gestores responsáveis pela implantação do sistema. Foram elaborados questionários contendo questões avaliativas quanto ao significado do novo sistema junto aos alunos e gestores. A ferramenta da análise das respostas foi à escala de Likert que avalia o nível de aceitação dos usuários por um serviço ou produto. Durante a migração do SCA (Sistema de Controle Acadêmico) para o SIGAA, foi possível observar diferenças baseadas na descentralização das tarefas por parte dos servidores, professores, alunos e aumento no agrupamento, classificação e segurança dos dados. Como constatação, o trabalho proporcionou uma análise de aceitação referente à utilização do novo sistema implantado na UFPB, considerando as mudanças e melhorias na rapidez das informações, maior descentralização das tarefas, melhor tratamento dos dados e maior abrangência de utilização para outros setores da universidadept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

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