Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13470
Tipo: | TCC |
Título: | Arquitetura escolar: análise do conforto lumínico em escolas municipais de ensino fundamental em João Pessoa/PB |
Autor(es): | Quirino, Luana Maria de Medeiros |
Primeiro Orientador: | Leder, Solange Maria |
Resumo: | Os estudantes são uma parcela significativa da população e durante um grande período do dia a edificação escolar, que se trata de um espaço de aprendizado, convívio social e diversidade, os abriga. Muitos estudos já evidenciaram que arquitetura escolar influencia a aprendizagem, rendimento e saúde dos alunos. É sob este aspecto que esta pesquisa se concentra, com o objetivo de analisar o conforto lumínico, com foco no usuário em salas de aula de escolas de ensino fundamental da rede municipal. Para tanto, salas de aula de três escolas municipais, construídas a partir do projeto padrão de escola (desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa), foram selecionadas e analisadas. No levantamento dos dados, foi estudada a iluminância, através de sensores colocados sobre o plano de trabalho, e também foram aplicados questionários para verificação do nível de satisfação dos usuários quanto ao conforto lumínico. Após análise dos resultados obtidos foi constatado que existe um déficit na iluminação de quase todas as salas de aulas estudadas, e que a maioria dos alunos sentem sintomas que podem estar relacionados à síndrome do edifício doente. Isso reforça a imprescindível necessidade de um projeto luminíco adequado para as edificações escolares, seja natural ou artificial, ou combinada, visto que o ambiente escolar influência na aprendizagem e rendimento dos alunos. |
Abstract: | Students are a significant portion of the population during a great period of the day the school building, which is a space of learning, social interaction and diversity, lodges them. Many studies have already shown that school architecture influences student’s learning, school performance, and health. In this aspect that this research is focused, with the aim of analyzing the luminic comfort, with focus on the user in classrooms of elementary county schools. For this purpose, classrooms of three county schools built from the standard school project (developed by the City Hall of João Pessoa) were selected and analyzed. In the data collection, the illuminance was studied through sensors placed on the work plane, and questionnaires were also applied to verify the satisfaction level of users regarding light comfort. The obtained results showed that there is a shortfall in the illumination of almost all studied classrooms, and that most students feel symptoms that may be related to the sick building syndrome. This reinforces the essential need for a suitable lighting project for school buildings, whether natural or artificial, or combined, since the school environment influences students' learning and performance. |
Palavras-chave: | Arquitetura escolar Iluminação Conforto Lumínico |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Arquitetura e Urbanismo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13470 |
Data do documento: | 11-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LMMQ04122018.pdf | 8,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.