Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1351
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Accioly, Cristiana Vidal. | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-03T16:56:38Z | - |
dc.date.available | 2016-10-03T16:56:38Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1351 | - |
dc.description.abstract | The central aim of this paper is to analyze and discuss the mathematical abilities required to the performance of professionals working in the area of law in the exercise of their duties, using as a research field a law office of João Pessoa city. As a basis for our Theoretical consider the works of authors such as Costa (2011); Schneps and Colmez (2014) and others. For the study was first conducted to identify the key mathematical contents demanded in office and studied in basic education. In the second step a survey was applied with first period’s students of several higher education courses in Joao Pessoa, including Law Undergraduate students, to identify their performance in related to the mathematical content identified in the initial phase. In the third phase of the study was carried out a similar survey with professionals of a law firm that was used as a research field. Based on the results obtained we discussed the importance of mathematical knowledge for the students on basic education by the guidelines of the National Curriculum Parameters (PCN), the use of mathematics as a tool to develop their potential and their competence for full exercise of citizenship. We argue in defense of insertion courses involving mathematical content in undergraduate courses in the law courses. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Antonio Valentim (carloshot85@gmail.com) on 2016-10-03T16:56:38Z No. of bitstreams: 1 CVA03102016.pdf: 1146129 bytes, checksum: b7bb0c1a93dd7f64dd132a1a47c65019 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-10-03T16:56:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CVA03102016.pdf: 1146129 bytes, checksum: b7bb0c1a93dd7f64dd132a1a47c65019 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | João Pessoa, PB: 2015. | - |
dc.subject | Uso da matemática no Direito | pt_BR |
dc.subject | Matemática e cidadania | pt_BR |
dc.subject | Formação matemática básica | pt_BR |
dc.subject | Use of Mathematics in Law | - |
dc.subject | Mathematics and citizenship | - |
dc.subject | Basic mathematical training | - |
dc.title | Um estudo de caso de aplicações de matemática na área do direito. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rêgo, Rogéria Gaudencio do. | - |
dc.description.resumo | O presente estudo teve como objetivo central analisar e discutir as habilidades matemáticas necessárias para o exercício de profissionais que atuam na área de Direito, no exercício de suas funções, tomando como campo de pesquisa um escritório jurídico da cidade de João Pessoa. Como base para nosso Referencial Teórico consideramos os trabalhos de autores como Costa (2011); Schneps e Colmez (2014) e outros. Para o estudo, foi realizada inicialmente a identificação dos principais conteúdos matemáticos demandados no escritório e que são estudados na Educação Básica. Na segunda etapa foi feita uma pesquisa com alunos do primeiro período de diversos cursos superiores de João Pessoa, incluindo alunos de Graduação em Direito, levantando como identificam seu desempenho em relação aos conteúdos matemáticos identificados na fase inicial. Na terceira fase do estudo foi realizado um levantamento semelhante com os profissionais do escritório de advocacia que tomamos como campo de pesquisa. Com base nos resultados obtidos discutimos sobre a importância dos conhecimentos matemáticos para a formação dos alunos da Educação Básica, à luz das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), do uso da Matemática como ferramenta para o desenvolvimento de suas potencialidades e sua formação para o exercício pleno da cidadania. Argumentamos em defesa da inserção de unidades curriculares envolvendo conteúdos matemáticos em cursos de Graduação da área de Direito. | - |
dc.publisher.department | Matemática | - |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CVA03102016.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.