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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13532
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, José Anderson Galdino-
dc.date.accessioned2019-02-18T16:10:21Z-
dc.date.available2018-08-24-
dc.date.available2019-02-18T16:10:21Z-
dc.date.issued2018-06-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13532-
dc.description.abstractAnxiety has an important role for the species, its presence is necessary for the survival of the individual, assuming the role of defense and preservation, but at high levels causes cognitive and social deficits for those who experience it. The emergence of meditative techniques and relaxation appear as therapeutic possibilities for reducing anxiety levels. Among the most diverse techniques, Schultz's Autogenic Training (TA) emerges as a practical, versatile and inexpensive modality to reduce anxiety and promote a state of well-being. Its applicability to any individual makes it a known practice. The first theoretical study had as objective to carry out a bibliographic survey of studies in the last ones that approach the applicability of the technique for reduction of anxiety The second empirical study, had as objective to verify the effect of the intervention in anxious individuals, observing changes perceived by an anxiety scale and electrophysiological activity through the EEG. Observed a literature that points to the effectiveness of the technique for reduction of anxiety levels and the data of the empirical study noticed changes in the anxiety scores, reducing their perceived levels and the analysis of the electrophysiological activity observed the activation of areas implicated in emotional and attentional processes present in meditative practices. The results of the empirical study suggest that the individuals submitted to the TA presented a significant reduction of the scores on the anxiety scale and presented activation of specific brain regions. It is concluded that TA consists of a technique that may be indicated to provide reduction of anxiety levels.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Sylvana Mousinho (syllmouser@biblioteca.ufpb.br) on 2019-02-18T16:10:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1749505 bytes, checksum: 2468feed7eed8f103edb4a86165ed296 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-18T16:10:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1749505 bytes, checksum: 2468feed7eed8f103edb4a86165ed296 (MD5) Previous issue date: 2018-06-26en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso aberto*
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTreinamento autógenopt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectEEGpt_BR
dc.subjectMeditaçãopt_BR
dc.subjectAutogenic trainingpt_BR
dc.subjectAnxietypt_BR
dc.subjectMeditationpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectNeurociência cognitiva e comportamentalpt_BR
dc.subjectTreinamento autógenopt_BR
dc.subjectMeditação - técnicapt_BR
dc.titleEfeitos do treinamento autógeno na atividade cerebral e sobre a ansiedade em indivíduos com altos níveis ansiogênicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Galdino, Melyssa Kellyane Cavalcanti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6286409609641742pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Barbosa, Flávio Freitas-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3611261597113820pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0268790952753841pt_BR
dc.description.resumoA ansiedade possui um papel importante para a espécie, sua presença é necessária para a sobrevivência do indivíduo, assumindo o papel de defesa e preservação, porém em níveis elevados acarreta déficits cognitivos e sociais para aqueles que a experenciam. A emergência de técnicas meditativas e relaxamentos surgem como possibilidades terapêuticas para redução dos níveis de ansiedade. Entre as mais diversas técnicas, o Treinamento Autógeno (TA) de Schultz, surge como modalidade prática, versátil e de baixo custo para redução da ansiedade e promoção de um estado de bem estar. Sua aplicabilidade para qualquer indivíduo a torna uma prática conhecida. O primeiro estudo de natureza teórica teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico de estudos nos últimos que abordem a aplicabilidade da técnica para redução da ansiedade. O segundo estudo de caráter empírico, possuiu como objetivo verificar o efeito da intervenção em indivíduos ansiosos, observando mudanças percebidas por uma escala de ansiedade e a atividade eletrofisiológica por meio do EEG. Foi observada uma literatura que aponta para eficácia da técnica para redução dos níveis de ansiedade e os dados do estudo empírico notaram mudanças nos escores de ansiedade, reduzindo seus níveis percebidos e a análise da atividade eletrofisiológica observou a ativação de áreas implicadas em processos emocionais e atencionais presentes em práticas meditativas. Os resultados do estudo empírico sugerem que os indivíduos submetidos ao TA apresentaram redução significativa dos escores na escala de ansiedade e apresentaram ativação de especificas regiões cerebrais. Conclui-se que o TA consiste de uma técnica que pode ser indicada para proporcionar redução dos níveis ansiedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamentopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós Graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento

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