Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13641
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Anderson Brasil da-
dc.date.accessioned2019-02-21T11:17:07Z-
dc.date.available2018-07-27-
dc.date.available2019-02-21T11:17:07Z-
dc.date.issued2018-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13641-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-02-21T11:17:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ABS27072018.pdf: 561099 bytes, checksum: e627849c773bf8767895ab3dcb3623f1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-21T11:17:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ABS27072018.pdf: 561099 bytes, checksum: e627849c773bf8767895ab3dcb3623f1 (MD5) Previous issue date: 2018-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIgreja - estadopt_BR
dc.subjectReligião-
dc.titleReconfigurando a lógica do saber: uma nova perspectiva do ensino religiosopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Danielle Ventura Bandeira de-
dc.description.resumoMuito se fala em retirar das escolas o ensino religioso. E como justificativa alegam que a escola não é lugar de religião. Mas, de qual religião?!... Para uns a religião pode estar presente em um objeto, um ícone; enquanto que para outros, representa a ausência desse símbolo. Abrir uma discussão sobre o que é religião se torna tão complexo quanto investigar a sua ausência. Até mesmo porque os elementos que a compõe tanto são de aspectos materiais quanto imateriais. E no campo do imaterial, temos o transcendente. Dessa forma, o ensino religioso estuda o transcendente, e as diversas formas como ele se manifesta na história, buscando compreender o fenômeno religioso em seus aspectos filosóficos, sociológicos, históricos, psicológicos, etc. Assim consta nos PCNER (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso) mais recentes. Essa pesquisa investiga as leis e diretrizes que validam e normatizam o ensino religioso nas escolas públicas, verifica a influência da Igreja Católica nesse campo, e analisa o papel dos cientistas das religiões como o profissional mais bem capacitado a assumir tal tarefa. Tudo isso para encontrar formas de superação do caráter confessional desta modalidade de ensino. Acreditando que só assim é possível vencer a intolerância que ainda é tema frequente não apenas nos noticiários, mas na vida cotidiana de muitos brasileiros. Sendo assim, a partir da análise de documentos oficiais, assim como de trabalhos de outros autores que pesquisaram o tema, se tornou possível alcançar os objetivos almejados por essa pesquisa. Tendo por resultado que o ensino religioso no Brasil ainda carrega uma vasta herança da religião católica, o que lhe dá um caráter confessional. Isso se deve a permanente articulação, junto ao Estado, da Igreja Católica ao longo de nossa história.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências das Religiões

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABS27072018.pdf547,95 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons