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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13641
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Anderson Brasil da | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-21T11:17:07Z | - |
dc.date.available | 2018-07-27 | - |
dc.date.available | 2019-02-21T11:17:07Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13641 | - |
dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino religioso | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Igreja - estado | pt_BR |
dc.subject | Religião | - |
dc.title | Reconfigurando a lógica do saber: uma nova perspectiva do ensino religioso | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Danielle Ventura Bandeira de | - |
dc.description.resumo | Muito se fala em retirar das escolas o ensino religioso. E como justificativa alegam que a escola não é lugar de religião. Mas, de qual religião?!... Para uns a religião pode estar presente em um objeto, um ícone; enquanto que para outros, representa a ausência desse símbolo. Abrir uma discussão sobre o que é religião se torna tão complexo quanto investigar a sua ausência. Até mesmo porque os elementos que a compõe tanto são de aspectos materiais quanto imateriais. E no campo do imaterial, temos o transcendente. Dessa forma, o ensino religioso estuda o transcendente, e as diversas formas como ele se manifesta na história, buscando compreender o fenômeno religioso em seus aspectos filosóficos, sociológicos, históricos, psicológicos, etc. Assim consta nos PCNER (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso) mais recentes. Essa pesquisa investiga as leis e diretrizes que validam e normatizam o ensino religioso nas escolas públicas, verifica a influência da Igreja Católica nesse campo, e analisa o papel dos cientistas das religiões como o profissional mais bem capacitado a assumir tal tarefa. Tudo isso para encontrar formas de superação do caráter confessional desta modalidade de ensino. Acreditando que só assim é possível vencer a intolerância que ainda é tema frequente não apenas nos noticiários, mas na vida cotidiana de muitos brasileiros. Sendo assim, a partir da análise de documentos oficiais, assim como de trabalhos de outros autores que pesquisaram o tema, se tornou possível alcançar os objetivos almejados por essa pesquisa. Tendo por resultado que o ensino religioso no Brasil ainda carrega uma vasta herança da religião católica, o que lhe dá um caráter confessional. Isso se deve a permanente articulação, junto ao Estado, da Igreja Católica ao longo de nossa história. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciência das Religiões | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Ciências das Religiões |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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