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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13647
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreire Sobrinho, José-
dc.date.accessioned2019-02-21T12:08:57Z-
dc.date.available2018-08-20-
dc.date.available2019-02-21T12:08:57Z-
dc.date.issued2018-07-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13647-
dc.description.abstractThis Work aims to demonstrate the importance of religious education in the construction of citizenship and in overcoming religious intolerance in the school community. Whereas the content related to the discipline approach some aspects relevant to human rights and coexistence among people result of conviviality in a classroom that is a space conducive to the development of critical thinking and human formation covering also aspects of cultural plurality, according to Araújo (1988), Fonaper (1997) and national curriculum Parameters (1998), without dispensing other social elements surrounding the school suffering extensive way influence your for learning from the learner and the use of technological means. This time the work presents the educational pedagogical instruments able to awaken in the learner and the school community involved by the same respect and learning near the live with the different and with your religion, thus, effect by among the activities carried out during the school year of 2017 on State School of primary and secondary school Santiago Rangel, Daura of text production, debates and research work after, especially, the use of the blog, as stated by Samuel ( 2010), produce and expand the results of knowledge realized through the "electronic wall" (Temple of Clio (history) educfreirehistoria.blogspot.com/) of Cultural and Fun Cultural Forum, to actions of intellectual production of the students with the school community involvement as a means of overcoming religious intolerance.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-02-21T12:08:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JFS20082018.pdf: 1782818 bytes, checksum: 5afa48d3191f0a3d52fd217232403ab7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-21T12:08:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JFS20082018.pdf: 1782818 bytes, checksum: 5afa48d3191f0a3d52fd217232403ab7 (MD5) Previous issue date: 2018-07-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectIntolerância religiosapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectComunidade escolapt_BR
dc.subjectEnsino religioso-
dc.titleExercitando à tolerância como ferramenta de respeito à diversidade religiosa na comunidade escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Suelma de Souza-
dc.description.resumoEste Trabalho tem por finalidade demonstrar a importância da disciplina de Ensino Religioso na construção da cidadania e na superação da intolerância religiosa na comunidade escolar. Considerando que os conteúdos relacionados à disciplina abordam alguns aspectos relevantes aos Direitos Humanos e da convivência entre as pessoas resultado do convívio na sala de aula que vem a ser um espaço propício para o desenvolvimento do pensar crítico e formação humana abordando também aspectos da pluralidade cultural, segundo Araújo (1988), Fonaper (1997) e Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), sem dispensar outros elementos sociais no entorno da escola que sofrem sua influência de maneira extensiva pelo aprendizado do educando e do uso de meios tecnológicos. Desta feita o trabalho apresenta os instrumentos didáticos pedagógicos capazes de despertar no educando e na comunidade escolar envolvida pelo mesmo o respeito e aprendizado acercar do conviver com o diferente e com sua religião, propiciando assim, efetivar por meio das atividades desenvolvidas durante o ano letivo de 2017 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Daura Santiago Rangel, a exemplo de produção de textos, debates e trabalhos de pesquisas extraclasse, e principalmente, o uso do blog, como afirma Seabra (2010), produzir e expandir os resultados do conhecimento realizados por meio do “mural eletrônico” (Templo de Clio (História) educfreirehistoria.blogspot.com/) da Gincana Cultural e Fórum Cultural, às ações de produção intelectual dos educandos com o envolvimento da comunidade escolar como meios de superação da intolerância religiosa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Ciências das Religiões

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