Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1368
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Allan Trajano.-
dc.date.accessioned2016-10-04T17:11:13Z-
dc.date.available2016-10-04T17:11:13Z-
dc.date.issued2016-10-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1368-
dc.description.abstractThis project aims to present a Didactic Sequence facing the Education of Youth and Adults from the activity "Make a fair market with 100 dollars." The Didactic Sequence was constructed from considerations on analyzing the results of the application of the preliminary version of the project from which we constructed a new sequence considering aspects of mathematics and theoretical aspects of the domestic economy. This study is characterized methodologically, about the objectives, as Exploratory, and about the data collection, the type is action research. We identified contributions and failures of the proposal. Then, we seek theoretical framework to orient this reformulation relating it to theoretical aspects of mathematics and discussions on the Education of Youth and Adults. Consult textbooks used in EJA, PCN of math and LDB. We finish with the presentation of reworking and Sequence. At the end, our conclusion was that the objectives were achieved, because we consider this work as a framework for teaching basic math in the EJA.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Antonio Valentim (carloshot85@gmail.com) on 2016-10-04T17:11:13Z No. of bitstreams: 1 ATF04102016.pdf: 3692400 bytes, checksum: eda17d134e2bc92258f656aaea448425 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-04T17:11:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ATF04102016.pdf: 3692400 bytes, checksum: eda17d134e2bc92258f656aaea448425 (MD5)en
dc.description.sponsorshipEste projeto tem como objetivo apresentar uma Sequência Didática voltada para a Educação de Jovens e Adultos a partir da atividade “Faça uma feira de mercado com 100 reais”. A Sequência Didática foi construída a partir de considerações feitas sobre análise dos resultados da aplicação da versão preliminar do projeto a partir do qual foi construída uma nova sequência considerando aspectos teóricos da matemática e aspectos da economia doméstica. Este estudo caracteriza-se metodologicamente, quanto aos objetivos da pesquisa, como Exploratória, e quanto à coleta de dados, do tipo pesquisa ação$ Assim de forma consecutiva foi apresentado o projeto “Faça uma feira de mercado com 100 reais” identificando contribuições e falhas da proposta. Em seguida, buscamos referencial teórico que orientasse essa reformulação relacionando-o com aspectos teóricos da matemática e discussões sobre a Educação de Jovens e Adultos. Consultamos livros didáticos utilizados na EJA, os PCN de matemática e a LDB. Finalizamos com a reelaboração e apresentação da Sequência. Ao fim, nossa conclusão foi que os objetivos foram alcançados, pois consideramos este trabalho como um referencial para o ensino de matemática no Ensino Fundamental da EJA.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTaperoá, PB: 2014.-
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEconomia domésticapt_BR
dc.subjectYouth and adult education-
dc.subjectDomestic economy-
dc.titleFaça uma feira de mercado com 100 reais: aplicações de conceitos da matemática na economia doméstica – uma proposta para a EJApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Cibelle de Fátima Castro de.-
dc.description.resumoEste projeto tem como objetivo apresentar uma Sequência Didática voltada para a Educação de Jovens e Adultos a partir da atividade “Faça uma feira de mercado com 100 reais”. A Sequência Didática foi construída a partir de considerações feitas sobre análise dos resultados da aplicação da versão preliminar do projeto a partir do qual foi construída uma nova sequência considerando aspectos teóricos da matemática e aspectos da economia doméstica. Este estudo caracteriza-se metodologicamente, quanto aos objetivos da pesquisa, como Exploratória, e quanto à coleta de dados, do tipo pesquisa ação. Assim de forma consecutiva foi apresentado o projeto “Faça uma feira de mercado com 100 reais” identificando contribuições e falhas da proposta. Em seguida, buscamos referencial teórico que orientasse essa reformulação relacionando-o com aspectos teóricos da matemática e discussões sobre a Educação de Jovens e Adultos. Consultamos livros didáticos utilizados na EJA, os PCN de matemática e a LDB. Finalizamos com a reelaboração e apresentação da Sequência. Ao fim, nossa conclusão foi que os objetivos foram alcançados, pois consideramos este trabalho como um referencial para o ensino de matemática no Ensino Fundamental da EJA.-
dc.publisher.departmentMatemática-
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ATF04102016.pdf3,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.