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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13691
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorEpaminondas, Renan Cirilo Feitoza-
dc.date.accessioned2019-02-25T12:08:49Z-
dc.date.available2017-11-30-
dc.date.available2019-02-25T12:08:49Z-
dc.date.issued2017-11-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13691-
dc.description.abstractIn this work the discussion about the study of the concrete consoles is presented, which are elements of connection used for transmission of loads mainly between beams and pillars. In this study it was observed that, for the dimensioning of the structure, the simplification models chosen are related to its geometric form. In addition, the software called "CONSOTEC BETA 1.0" was developed, being able to generate the dimensioning of consoles classified as directly loaded, that is, those that have load requesters only in their upper part. In this way, the computational code presents the calculation of the main armor (primary reinforcement), horizontal and vertical stirrups, and the main parameters for the details, as well as the comparative graphs of the necessary area of the reinforcement between the criteria presented by the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT), the European Committee for Standardization (CEN) and the American Concrete Institute (ACI). It was observed in the graphs generated by the software that greater variations occur among the criteria of dimensioning these elements in the consoles classified as very short. Finally, by means of the ACI criterion, it was observed that, in consoles with a / d reduced ratio, the sizing of these structures is performed based on the effects of the shearing force. However, from a certain value of this ratio, the influence of the shear is neglected and the fight against the moment caused by the vertical load becomes essential for the sizingpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Oneida Pontes (o-dpontes@ig.com.br) on 2019-02-25T12:08:49Z No. of bitstreams: 1 RCFE30112017.pdf: 3130262 bytes, checksum: 0e03c97f68dcca8b6c5d71a6d7058998 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-25T12:08:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RCFE30112017.pdf: 3130262 bytes, checksum: 0e03c97f68dcca8b6c5d71a6d7058998 (MD5) Previous issue date: 2017-11-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectConsolopt_BR
dc.subjectCódigo computacionalpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de código computacional para dimensionamento e detalhamento de consolos de concretopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Diógenes, Hidelbrando José Farkat-
dc.description.resumoNeste trabalho é apresentado a discussão acerca do estudo dos consolos de concreto, os quais são elementos de ligação utilizados para transmissão de cargas principalmente entre vigas e pilares. Neste estudo foi observado que, para o dimensionamento da estrutura, os modelos de simplificação escolhidos estão relacionados com a sua forma geométrica. Ademais, foi desenvolvido o software denominado “CONSOTEC BETA 1.0”, sendo esse capaz de gerar o dimensionamento de consolos classificados como diretamente carregados, ou seja, aqueles que apresentam carga solicitantes apenas em sua parte superior. Desse modo, o código computacional apresenta o roteiro de cálculo da armadura principal (tirante), estribos horizontais e verticais, e os principais parâmetros para os detalhamentos, assim como os gráficos comparativos de área necessária das armaduras entre os critérios apresentados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Comité Europeu de Normalização (CEN) e pelo Instituto Americano de Concreto (ACI). Foi observado nos gráficos gerados pelo software que ocorrem maiores variações entre os critérios de dimensionamento desses elementos nos consolos classificados como muito curtos. Por fim, por meio do critério ACI, foi observado que, em consolos com razão a/d reduzida, o dimensionamento dessas estruturas é realizado com base nos efeitos da força cortante. No entanto, a partir de certo valor dessa razão, a influência da cortante é desprezada e o combate ao momento provocado pela carga vertical torna-se essencial para o dimensionamentopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia e Meio Ambientept_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecânica

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