Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1371
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Justiniano Amarante da.-
dc.date.accessioned2016-10-04T18:59:02Z-
dc.date.available2016-10-04T18:59:02Z-
dc.date.issued2016-10-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1371-
dc.description.abstractIn this paper we point out that the teaching and learning of mathematics in our present present several innovative methodological processes that show in our students a better emphasis on construction of knowledge. Since the equations of 1st degree unknown, a leading content and high school students have difficulty learning this, we propose in this study the use of illustrations with small scales and problem situations as methodological support that helped us in the teaching of this content. To this was accomplished intervention work in a public school located in the urban area of Pasture - PB, a class of 8th grade of elementary school. The main objective of this intervention was to evaluate the use of scales and problem situations for the teaching of 1st degree equations with one unknown in elementary school. To stand out the appropriate methodology in this intervention, we rely on some researchers, such as Bridge and Fiorentini (2009), BRAZIL (1998) and Oliveira (2008). The research presented here has qualitative character, for harvest data by applying two questionnaires in class to highlight. On the results obtained from the questionnaires we can see that the students showed an unsatisfactory level of knowledge on the 1st degree equations with one unknown because there is a lack of understanding of the equal sign, members, unknown and resolution process. To help our students achieve better results, we seek to support the use of illustrations with small scales and problem situations as a methodology for the teaching of such content. After implementation of the proposed activities in this study we found a significant improvement in learning, leading to better performance by students in relation to the theme worked.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Antonio Valentim (carloshot85@gmail.com) on 2016-10-04T18:59:02Z No. of bitstreams: 1 JAS04102016.pdf: 355839 bytes, checksum: e05165edfaaf332e338d5550cf673d0f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-04T18:59:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JAS04102016.pdf: 355839 bytes, checksum: e05165edfaaf332e338d5550cf673d0f (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesAraruna, PB: 2014.-
dc.subjectEquações do 1º grau com uma incógnitapt_BR
dc.subjectUso de balançaspt_BR
dc.subjectEquations of the first degree with one unknown-
dc.subjectUse of scales-
dc.titleO ensino das equações do 1º grau no ensino fundamental com o uso de balançaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Cristiane Carvalho Bezerra de.-
dc.description.resumoNeste trabalho destacamos que o ensino e aprendizagem da matemática em nossa atualidade apresentam vários processos metodológicos inovadores que evidenciam em nossos alunos uma construção melhor na ênfase do conhecimento. Sendo as equações do 1º grau com uma incógnita, um conteúdo de destaque do ensino fundamental e que os alunos apresentam dificuldades neste aprendizado, propormos nesta pesquisa a utilização de ilustrações com balanças e pequenas situações problemas como suporte metodológico que nos auxiliaram no processo de ensino deste conteúdo. Para isso foi realizado um trabalho de intervenção numa escola estadual localizada na zona urbana do município de Logradouro – PB, numa turma de 8º ano do ensino fundamental. O objetivo principal desta intervenção foi avaliar o uso de balanças e situações problemas para o ensino das equações do 1º grau com uma incógnita no ensino fundamental. Para destacarmos a metodologia apropriada na referida intervenção, nos apoiamos em alguns pesquisadores, tais como Ponte e Fiorentini (2009), BRASIL (1998) e Oliveira (2008). A pesquisa aqui apresentada teve caráter qualitativo, pois colhemos dados através da aplicação de dois questionários na turma que destacamos. Acerca dos resultados obtidos nos questionários podemos notar que os alunos apresentaram um nível insatisfatório do conhecimento sobre as equações do 1º grau com uma incógnita, porque há uma incompreensão do sinal de igualdade, membros, incógnita e processo de resolução. Para ajudarmos os nossos alunos a obterem melhores resultados, buscamos nos apoiar no uso de ilustrações com balanças e pequenas situações problemas como metodologia para o ensino do referido conteúdo. Após a aplicação das atividades propostas nesta pesquisa, verificamos uma melhoria significativa no aprendizado, ocasionando um melhor desempenho por parte dos alunos em relação à temática trabalhada.-
dc.publisher.departmentMatemática-
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAS04102016.pdf347,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.