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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13724
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Jose Rafael Fernandes Carneiro da-
dc.date.accessioned2019-02-25T16:36:15Z-
dc.date.available2018-11-08-
dc.date.available2019-02-25T16:36:15Z-
dc.date.issued2018-11-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13724-
dc.description.abstractThe work aims to develop a procedure for designing the suspension and steering systems for Formula SAE vehicles. The main goals are: weight reduction, performance improvement and parts reliability. In order to create this procedure and achieve the above goals, all the global concepts involving vehicular dynamics are used in the project, using as support the most recognized literatures in the area. The work uses the tire data, purchased from the Formula SAE (FSAE) Tire test consortium (TTC) consortium to start the project. After the analysis of the tires, the conceptual and analytical development of suspension and steering is done. Both systems are then submitted to numerical simulation in the Adams Car software, where it can be seen what will happen with the designed systems when submitted to specifics situations. After the kinematic and dynamic development, the work still proposes the design of the pieces. This occurs with the choice of material and geometry with subsequent modeling in Solidworks software and numerical simulation in ANSYS Structural software.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2019-02-25T16:36:15Z No. of bitstreams: 1 JRFCC08112018.pdf: 2457032 bytes, checksum: 6073c7ce8da70454a47ed37c392ce850 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-25T16:36:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JRFCC08112018.pdf: 2457032 bytes, checksum: 6073c7ce8da70454a47ed37c392ce850 (MD5) Previous issue date: 2018-11-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFSAEpt_BR
dc.subjectSolidworkspt_BR
dc.titleDesenvolvimento dos sistemas de suspensão e direção para veículos do tipo formula SAEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, João Bosco de Aquino-
dc.description.resumoO trabalho visa desenvolver um procedimento para projetar os sistemas de suspenção e direção para veículos de Formula SAE. As principais metas são: redução de peso, aumento de performance e confiabilidade das peças. Para criar esse procedimento e alcançar as metas acima, é utilizado, inicialmente no projeto, todos os conceitos globais que envolvem dinâmica veicular, usando como suporte as literaturas mais reconhecidas da área. O trabalho utiliza os dados de pneus, comprados no consórcio Formula SAE (FSAE) Tire Test Consortium (TTC) para iniciar o projeto. Após a análise dos pneus, é feito o desenvolvimento conceitual e analítico da suspensão e da direção. Ambos os sistemas são, então, submetidos à simulação numérica no software Adams Car, onde pode ser visto o que ocorrerá com os sistemas projetados quando submetidos a situações específicas. Depois do desenvolvimento cinemático e dinâmico, o trabalho ainda propõe o projeto das peças. Isto ocorre com a escolha de material e geometria com posterior modelagem no software Solidworks e simulação numérica no software ANSYS Structural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecânica

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