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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13746
Tipo: TCC
Título: Comparativo entre respostas das análises pseudo-estática e dinâmica de uma longarina de ponte rodoviária
Autor(es): Sousa, Monique Gabrielly Silva.
Primeiro Orientador: Silva., Andrea Brasiliano
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta um comparativo entre os resultados obtidos por meio das análises estática e dinâmica de uma longarina de ponte rodoviária. O dimensionamento dos elementos que compõem uma ponte simples de concreto é feito a partir dos esforços solicitantes obtidos por meio de uma análise pseudo-estática, em que as cargas móveis que solicitam a estrutura são majoradas por meio de coeficientes de ponderação normatizados. Entretanto, em algumas situações, os esforços decorrentes do carregamento móvel obtidos por meio de uma análise dinâmica podem divergir daqueles encontrados a partir da análise pseudoestática. Desta forma, este trabalho tem como objetivo verificar a proporção entre as respostas obtidas por meio dos dois tipos de análise e atestar a utilização dos coeficientes de ponderação em substituição aos efeitos decorrentes de um carregamento dinâmico. Para tanto, analisou-se as vigas principais de três pontes de concreto, que diferem entre si pelo seu comprimento total. A análise estática se desenvolveu sob as orientações normativas para o dimensionamento de pontes de concreto. A análise dinâmica foi realizada com a utilização do software Ansys, onde a carga do veículo foi considerada com sua variação temporal e modelada para três diferentes velocidades. Em uma visão geral dos resultados, todos os modelos apresentaram os esforços da análise dinâmica inferior ao da análise pseudo-estática, como era esperado. A partir disso, demonstrou-se que, para os modelos das longarinas estudadas, os coeficientes de ponderação utilizados foram suficientes para sobrepor os efeitos dinâmicos e mostram-se conservadores.
Abstract: This work presents a comparative between the results obtained through the static and dynamic analyzes of a girder of road bridge. The design of the elements that make up a simple concrete bridge is made from the internal forces obtained from a pseudostatic analysis, in which the moving loads on the structure are increased by standardized safety coefficients. However, in some situations, the internal forces obtained through a dynamic analysis may differ from those found from the pseudostatic analysis. Thus, this research aims to verify the relation between the responses obtained through the two types of analysis and to certify the use of the safety coefficients instead of the effects resulting from a dynamic loading. For this, the main beams of three concrete bridges, which differ in their total length, were analyzed. The static analysis was developed under the normative guidelines for the design of concrete bridges. The dynamic analysis was performed using Ansys software, where the vehicle load was considered with its temporal variation and modeled for three different speeds. In an overview of the results, all the models presented in the dynamic analysis inferior internal forces to the one of the pseudo-static analysis, as was expected. As a result, it was demonstrated that, for the models of the girders studied, the safety coefficients used were sufficient to overlap the dynamic effects and were shown to be conservative.
Palavras-chave: Análise Dinâmica
Análise Pseudo-estática
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Cívil e Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13746
Data do documento: 28-Nov-2017
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

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