Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13830| Tipo: | TCC |
| Título: | Práticas de Leitura na Biblioteca Infantil Maurício de Sousa do Colégio Motiva de João Pessoa |
| Autor(es): | Souza, Aline Keyla de |
| Primeiro Orientador: | Brito , Rosa Zuleide Lima de |
| Resumo: | Objetiva analisar a importância das práticas leitoras desenvolvidas no âmbito da Biblioteca Infantil Mauricio de Sousa do Colégio Motiva - João Pessoa. A justificativa do estudo fundamenta-se na relevância da leitura como estímulo pedagógico direcionado para clientelas da educação infantil, em face da existência do espaço característico da biblioteca como ambiente propício. Quanto à metodologia, trata-se de Pesquisa qualitativa, com base teórico-bibliográfica, descritiva e exploratória. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário, sendo a abordagem qualitativa para analisar os dados. Conclui-se que foi possível perceber que o espaço da biblioteca pode funcionar como ambiente de motivação da leitura para públicos da educação infantil, porém os projetos e ações neste sentido devem se cercar de princípios, conceitos e práticas que não gerem estresse nas crianças, perdendo-se assim todos os esforços e intenções originais, já que tanto a biblioteca como os livros e as estórias devem prioritariamente proporcionar às crianças inseridas nos contextos escolares formais da educação, a serem, portanto, aproveitados pelos educadores e também pelos familiares envolvidos nos processos educacionais. |
| Abstract: | It aims to analyze the importance of reading practices developed within the. The justification of the study is based on the relevance of reading as a pedagogical stimulus directed at the clientele of children's education, given the existence of the characteristic space of the library as a propitious environment. As for the methodology, it is qualitative research, based on theoretical-bibliographic, descriptive and exploratory. The questionnaire was used as a research instrument, being the qualitative approach to analyze the data. It is concluded that it was possible to perceive that the space of the library can act as an environment of reading motivation for children's education audiences, but the projects and actions in this sense should be surrounded by principles, concepts and practices that do not generate stress in children, losing All the efforts and original intentions are thus given, since both the library and the books and stories must firstly provide the children inserted in the formal school contexts of education, to be thus used by the educators and also by the relatives involved in the educational processes. |
| Palavras-chave: | Biblioteca escolar Educação infantil Incentivo a leitura práticas de leitura |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciência da Informação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13830 |
| Data do documento: | 26-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AKS20.02.2019.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
