Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13858
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPequeno, Riane Alves-
dc.date.accessioned2019-03-15T11:57:05Z-
dc.date.available2016-07-04-
dc.date.available2019-03-15T11:57:05Z-
dc.date.issued2016-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13858-
dc.description.abstractA lot has been concerned with quality of education in developed countries and the resources used constitutes an important element in achieving this goal. Textbook is a fundamental element in this process, and in many schools, it is configured as the only support material to teachers, even in the face of all existing technological innovation. Update of textbooks is flawed and with the great importance of this material, there is need for research that aim to evaluating the quality of content covered in these textbooks. Therefore, this study aims to analyze the content covered in the second volume of the four main biology books listed by the Ministry of Education for High School. It was prepared comparative tables with the topics covered in each book, presenting a descriptive analysis with a distribution of such content. At the end of all the evaluation, it was done a comparative table with all the contents analyzed per book. We conclude that the book Biologia Hoje from Sérgio Linhares and Fernando Gewandsnajer is the book that best works Biology contents of the second volume of high school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2019-03-15T11:57:05Z No. of bitstreams: 1 RAP15032019.pdf: 844368 bytes, checksum: 66f28c0f32fd3012837da0ffabdb584a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-15T11:57:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAP15032019.pdf: 844368 bytes, checksum: 66f28c0f32fd3012837da0ffabdb584a (MD5) Previous issue date: 2016-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.titleAvaliação dos conteúdos de biologia abordados em livros didáticos do segundo volume do Ensino Médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Mário Luiz Farias-
dc.description.resumoMuito tem se preocupado com uma educação da qualidade dos países desenvolvidos e os recursos utilizados se constitui como um importante elemento para alcançar essa meta. O livro didático é um elemento fundamental nesse processo, e em diversas escolas, se configura como o único material de apoio ao professor, mesmo diante de toda a inovação tecnológica existente. A atualização dos livros é falha e diante da grande importância deste material, surge a necessidade de pesquisas que visem avaliar a qualidade dos conteúdos abordados nesses livros. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar os conteúdos abordados no segundo volume dos quatro principais livros de Biologia indicados pelo Ministério da Educação para o Ensino Médio. Foram elaborados quadros comparativos com os tópicos abordados em cada livro, apresentando uma análise descritiva com a distribuição desses conteúdos. Ao final de toda a avaliação foi feito um quadro comparativo com todos os conteúdos analisados por livro. Conclui-se que o livro Biologia Hoje dos autores Sérgio Linhares e Fernando Gewandsnajer é o livro que melhor trabalha o conteúdo de Biologia do segundo volume do Ensino Médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAP15032019-MB273.pdf824,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.