Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13884
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Daniel Vitor de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-03-20T20:45:16Z-
dc.date.available2019-03-20T20:45:16Z-
dc.date.issued2018-11-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13884-
dc.description.abstractIt presents a bibliographical research about the importance of reading for the cognitive development of the being, initially approaching the definition of reading, as well as a historical evolution of the supports of the registries of knowledge, passing through the nonverbal language of our ancestors that recorded knowledge mainly in caves and and even the creation of papyrus, parchment, and finally paper, and the historical evolution of libraries from antiquity to the present. It deals with the form of reading from the first months of life through adolescence, since reading is done independently of the reading of written materials, being done at all times in everyday life and has immeasurable importance for the collection of information necessary for the performance of activities, including professionals. Finally, it addresses the importance of the written reading for the critical and intellectual development of the human being and the strategic role of the school librarian to encourage this important habit.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Katiane Souza (katyane.souza@gmail.com) on 2019-03-20T20:45:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DVON20.03.2019.pdf: 767967 bytes, checksum: c8d416ce2f5b6dc857975e8026949670 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-20T20:45:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DVON20.03.2019.pdf: 767967 bytes, checksum: c8d416ce2f5b6dc857975e8026949670 (MD5) Previous issue date: 2018-11-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectRegistro de obra intelectualpt_BR
dc.subjectBibliotecário escolarpt_BR
dc.titleA importância da leitura para o desenvolvimento cognitivo: o papel do bibliotecário escolar no desenvolvimento do ser.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Geysa Flávia Câmara de Lima-
dc.description.resumoApresenta pesquisa bibliográfica acerca da importância da leitura para o desenvolvimento cognitivo do ser, abordando inicialmente a definição de leitura, bem como uma evolução histórica dos suportes dos registros do conhecimento, passando pela linguagem não verbal dos nossos ancestrais que gravavam o conhecimento principalmente em cavernas e registravam em pedras, argilas, tábuas, etc., chegando até a criação do papiro, do pergaminho e finalmente do papel, apresentando, também, a evolução histórica das bibliotecas da antiguidade às atuais. Aborda a forma que se dá a leitura desde os primeiros meses de vida até a adolescência, pois a leitura é feita independentemente da leitura de materiais escritos, sendo feita a todo o momento no dia-a-dia e possui importância imensurável para o aumento do acervo de informações necessárias ao desempenho de atividades, inclusive profissionais. Por fim, trata da importância da leitura escrita para o desenvolvimento crítico e intelectual do ser humano e o papel estratégico do bibliotecário escolar para incentivar esse importante hábito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DVON20.03.2019.pdf749,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons