Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13905
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Juliana de Jesus Soares da-
dc.date.accessioned2019-03-21T18:46:47Z-
dc.date.available2019-03-21T18:46:47Z-
dc.date.issued2016-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13905-
dc.description.abstractThe research with descriptive exploratory-character, in a quantitative and qualitative approach, aimed to analyze the reading practices of the graduating students of the Undergraduate Course in Library of UFPB from semester 2015.2. The research universe consisted of 20 (twenty) graduates and the data collection instrument the questionnaire. The results obtained in the research were presented in Tables. Data analysis showed that the students consider themselves readers, althoughthey read little.Because it is a course of Librarianship that requires a lot of reading of the profession to understand the diverse universe of users, in order to convey a quality and accurate information, it is necessary that librarians are assiduous readers. It is concluded that reading is fundamental in the lives of individuals because it opens many possibilities to know and modify their social environment through a conscious reading. The graduating students should be aware of their social responsibility to educate readers and expand their reading practices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2019-03-21T18:46:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JJSS21.03.2019.pdf: 673257 bytes, checksum: dd223680bf9434bd798f4fae0c557986 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-21T18:46:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JJSS21.03.2019.pdf: 673257 bytes, checksum: dd223680bf9434bd798f4fae0c557986 (MD5) Previous issue date: 2016-06-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectIncentivo culturalpt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.titleLeituras e práticas: entre emoções e descobertas.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Eliane Bezerra-
dc.description.resumoA leitura é imprescindível para se viver em sociedade. O ato de ler e sua compreensão modificam o homem e sua capacidade de percepção de mundo,e o prazer pela leitura constrói indivíduos pensantes, formadores de opiniões. A presente pesquisa de caráter exploratório-descritivo, sob uma abordagem quantiqualitativa, teve como objetivo geral analisar as práticas de leitura dos alunos concluintes do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFPB período letivo 2015.2. O universo da pesquisa constitui-se por 20 (vinte) concluintes e o instrumento de coleta de dados foi o questionário. Os resultados obtidos na pesquisa são apresentados em Tabelas. A análise dos dados apontou que os estudantes se consideram leitores, embora leiam pouco. Por se tratar de um curso de Biblioteconomia, que requer da profissão muita leitura para compreender o universo diversificado dos usuários, para poder transmitir uma informação de qualidade e precisa, torna-se necessário que os bibliotecários sejam leitores assíduos. Concluise que a leitura é fundamental na vida dos indivíduos pois a mesma abre diversas possibilidades de conhecer-se e modificar o seu meio social mediante uma leitura consciente. Os alunos concluintes devem estar cientes de sua responsabilidade social de formar leitores e ampliar as suas práticas de leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JJSS21.03.2019.pdf657,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons